O Qashqai é o novo líder do segmento C e C-SUV, ultrapassando os modelos tradicionais que até agora dominavam este mercado.
A Nissan tem fortalecido a sua posição no mercado nacional graças à introdução de produtos pioneiros e tecnologias inovadoras e acessíveis, de que são exemplos os Crossover Qashqai e Juke e o automóvel elétrico que lidera as vendas na Europa e em Portugal, o Nissan LEAF.
Mas também a opinião positiva dos clientes sobre a marca é melhor que a média europeia, afirma a Nissan, com todos os indicadores a crescer: a intenção de compra, a perceção da Nissan como líder nos Crossovers e nos automóveis elétricos. Estes resultados revelam, acima de tudo, que a Nissan consolidou já a sua posição no mercado nacional.
Antonio Melica, Diretor-geral da Nissan em Portugal, afirmou: "Desde que cheguei a Portugal que percebi a incrível capacidade da Nissan de responder aos anseios e necessidades dos consumidores deste mercado. Não apenas porque temos produtos muito apetecíveis para o público português, mas também porque disponibilizamos um conjunto de serviços através da rede de concessionários Nissan que se traduzem numa grande paz de espírito para os clientes Nissan".
"Antevejo uma grande oportunidade para a Nissan. A procura de uma mobilidade mais sustentável está a acelerar e nós, com a visão de Mobilidade Inteligente da Nissan, somos os principais drivers dessa tendência, por isso tenho muito orgulho em trabalhar numa marca pioneira nesse novo mundo do automóvel. Os nossos LEAF e e-NV200 são os vetores mais visíveis desta mudança, mas aquela visão é transversal a tudo o que fazemos, desde os produtos, aos serviços e à forma como colocamos o Cliente no centro de tudo o que fazemos", concluiu o responsável.
Novo líder do segmento C
História de sucesso ano após ano, o Qashqai voltou a registar um aumento nas vendas e estabelece mais um recorde absoluto em Portugal, com 49.866 unidades comercializadas.
Mas mais do que este recorde, é de salientar que a consistência dos resultados comerciais conseguidos desde o seu lançamento, permitiu que precisamente em dezembro o pioneiro dos crossovers e ainda hoje – 11 anos depois – o líder deste segmento, tenha conseguido alcançar mais um marco histórico em Portugal: pela primeira vez em Portugal um crossover é o líder absoluto do segmento C.
Esta é a primeira vez que um automóvel não tradicional lidera este importante segmento e com as suas 6.828 vendas em 2018, o Nissan Qashqai coloca-se à frente do Mégane (5.778 unidades vendidas) e do Classe A (5.657 vendas) (Dados ACAP provisórios).
O Qashqai é o modelo mais bem-sucedido na história da Nissan na Europa e a sua mais recente geração representa uma forte evolução do modelo. Desde o lançamento em 2007, o Nissan Qashqai venceu mais de 80 prémios, incluindo 19 títulos de "Automóvel do Ano" e vendeu, globalmente, mais de 3 milhões de unidades.
Mobilidade Inteligente
O ano de 2018 ficou ainda marcado pela chegada ao mercado nacional de uma nova geração do líder Nissan LEAF.
E com a chegada deste novo modelo, o mercado nacional de VE assistiu também ele a uma verdadeira revolução: pela primeira vez um automóvel 100% elétrico oferecia níveis de conforto, desempenho, autonomia e, sobretudo, tecnologia de última geração, como seja o Nissan ProPILOT, ProPILOT Park e e-Pedal, por preços compatíveis com os anseios de uma vasta parte dos consumidores nacionais.
Razões que estão seguramente na base do sucesso do novo LEAF, que em apenas 7 meses vendeu mais do que nos sete anos em que a geração inicial esteve no mercado, e levou o mercado nacional de VE para níveis históricos.
O Nissan LEAF reforçou desta forma a sua liderança em Portugal, passando das 319 unidades em 2017 para 1.593 no ano que agora terminou, o que se traduz num crescimento de 399,4% num mercado nacional de veículos elétricos que cresce 136,7% (dados ACAP provisórios para 2018).
A estes resultados junta-se a chegada do comercial 100% elétrico Nissan e-NV200 com bateria de 40kWh, o que teve como consequência que, no fecho do ano 2018, 11% das vendas da Nissan fossem de automóveis totalmente elétricos.
Também o novo Micra está a conquistar um lugar cada vez mais proeminente nas vendas da Nissan, representando já 25,9% do total do volume da Nissan. Com 4.023 unidades vendidas em 2018, o Micra regista um fortíssimo crescimento de 83,4% face ao ano anterior, numa altura em que se preparar para receber novas motorizações a gasolina que o tornarão ainda mais competitivo.