Já chegou a Portugal o elétrico que custa menos de 15 mil euros na China

1 week, 2 days atrás - 25 Novembro 2025, razaoautomovel
Nio Firefly
Nio Firefly
Para 2026 contem com mais uma marca chinesa em Portugal. Chama-se Firefly e o seu primeiro modelo aponta ao Renault 5 E-Tech.

A ofensiva chinesa na Europa continua a fazer-se sentir, e Portugal não é exceção, ao dar as boas-vindas à Firefly, a nova subsidiária da NIO.

Já não é a primeira vez que falamos sobre esta marca, cujo principal objetivo é «atacar» os segmentos mais acessíveis, com a mira apontada aos bem-sucedidos Renault 5 E-Tech e Citroën ë-C3.

Para consegui-lo, a marca apresenta o seu primeiro e único modelo (até agora), que foi batizado com o mesmo nome da marca: Firefly, que já tivemos oportunidade de conduzir. Um dos maiores entraves à sua compra, porém, poderá residir precisamente no capítulo da acessibilidade — o utilitário chinês tem preços a começar nos 30 900 euros.

Na China, os preços do utilitário rondam os 119 800 remimbi, cerca de 14 600 euros à taxa de câmbio atual.

Design jovial

O novo Firefly que destacar-se pela imagem jovial, divertida e citadina. Para isso muito contribuem as suas dimensões, com cerca de quatro metros de comprimento, e a assinatura luminosa que, em ambas as extremidades, é composta por três círculos de cada lado.

Estes elementos, em conjunto com as jantes de 18″, linhas suaves e com o pilar C (traseiro) largo e bastante inclinado, conferem ao Firefly algum dinamismo e, em especial, robustez.

O habitáculo, desenhado para o dia a dia, oferece vários compartimentos de arrumação, com destaque para os que se escondem debaixo do assento do pendura e do banco traseiro. A isto, junta-se uma bagageira com uma capacidade que varia entre os 404 litros e os 1253 litros, e uma frunk (compartimento dianteiro) com uns adicionais 92 litros.

No capítulo tecnológico, o Firefly equipa dois ecrãs, de 6 ″e 13,2″ polegadas, destinados à instrumentação e ao sistema de infoentretenimento. Em paralelo, equipa de série um sistema de iluminação ambiente, com 256 cores à escolha, para uma experiência mais envolvente.

Até 330 km de autonomia

Debaixo da carroçaria, o Firefly é alimentado por uma bateria de 41,2 kWh, que alimenta um motor elétrico traseiro com 105 kW (143 cv) e 200 Nm de binário. Com um consumo médio anunciado de 14,5 kWh/100 km, o utilitário chinês promete até 330 km de autonomia em ciclo combinado (WLTP). 

O elétrico demora apenas 29 minutos para carregar dos 10% aos 80%, graças à compatibilidade com potências de carregamento em corrente contínua (DC) de até 100 kW. Em corrente alternada (AC) o modelo permite carregamentos de até 7 kW.

Além disso, o utilitário chinês pode ainda servir de fonte de alimentação para outros dispositivos, graças à funcionalidade V2L (vehicle-to-load).

Preços do Firefly

O novo Firefly está disponível em dois níveis de equipamento — Select e Comfot — e já pode ser encomendado a partir dos 30 900 euros. Seja qual for a versão, a bateria usufrui sempre de uma garantia de oito anos ou 160 mil quilómetros. Conheça todos os preços:

FireflyPreços
Select30 900 €
Comfort32 490 €
Apoiamos a Ucrânia