Inspeções automóveis. Regras mais apertadas a partir de novembro

13 Julho 2020 - turbo

Inspeções automóveis. Regras mais apertadas a partir de novembro

A inspeções automóveis obrigatórias vão ter regras mais apertadas a partir de 1 de novembro. A falta de limpeza do veículo dá direito a “chumbo” e as diferenças nos quilómetros serão controlados. Atenção aos filtros de partículas!

As regras das inspeções periódicas de veículos vão ser mais apertadas a partir do dia 1 de novembro. Nessa data entra em vigor a Deliberação nº 723/2020 de 3 de julho, do Conselho Diretivo do IMT, que aprovou os procedimentos e as instruções técnicas a observar pelas entidades gestoras dos centros de inspeção e os inspetores, com vista à classificação das deficiências.

O IMT sublinha que estas alterações se inserem num quadro de harmonização entre todos os estados membros da União Europeia relativo à definição e atribuição do grau às verificações efetuadas nas inspeções a veículos automóveis.

Entre as principais novidades destaque para a falta de limpeza do veículo automóvel, que passa a ser um motivo para reprovação na inspeção. A Deliberação do IMT é explícita ao referir que o "inspetor deve descrever na ficha de inspeção a não realização dos ensaios e verificações correspondentes à inspeção por não existirem condições de limpeza.

A medida até já estava prevista no enquadramento legal vigente, mas agora não deixa margem para equívocos. O artigo 11º refere que "os veículos devem ser apresentados em condições normais de circulação e em perfeito estado de limpeza a fim de permitir a realização de todas as observações e verificações exigidas". A partir de 1 de novembro, dá mesmo "chumbo".

Dois tipos novos de deficiências
A Deliberação do IMT introduz dois novos tipos de deficiências. Um deles consiste no controlo do número de quilómetros entre inspeções para evitar eventuais fraudes de manipulação do conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados.

Isto significa que essa informação será anotada na ficha de inspeção e manter-se-á como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.

Outra novidade é o controlo das necessárias operações de recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relacionados com a proteção do ambiente.

O enquadramento legal das inspeções técnicas obrigatórias prevê ainda o desdobramento de todas as deficiências, detalhando a sua definição para que possam ser comparáveis entre inspeções efetuadas por diferentes inspetores. Pretende-se ainda que os proprietários dos veículos inspecionados entendam claramente as anomalias verificadas.

Os veículos híbridos e elétricos passam a contar com um anexo específico para enumeração das suas deficiências. As inspeções obrigatórias vão passar a levar em consideração as deficiências específicas de veículo de transporte de crianças e de transporte de deficientes. Mas também as deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade).

A Deliberação do IMT determina ainda novos valores máximos de opacidade, pretendendo-se aferir as emissões de óxido de azoto (NOx) dos veículos diesel, assim como a deteção da eventual retirada dos filtros de partículas das viaturas.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha