Apresentado em 2017, a geração atual do Hyundai i30 já pode ser considerada uma veterana do segmento C. Mas apesar disso, mantém um peso interessante no catálogo da marca sul-coreana, que tem vindo a actualizá-la de forma regular.
A última renovação acaba de ser apresentada e apesar de à primeira vista parecer que pouco ou nada mudou, o i30 viu reforçado o seu equipamento, ao mesmo que sofreu alguns «retoques» visuais, que o deixam com um visual mais atual.
Tal como já acontecia, o i30 continua a estar disponível com dois tipos de carroçaria: carro (hatchback) e e carrinha (SW). Contudo, ao contrário daquilo a que estávamos habituados, conta apenas com uma motorização.
Trata-se de um bloco 1.0 TGDi a gasolina com 120 cv de potência máxima, que pode, no entanto, ser associado a uma caixa de velocidade manual ou automática.
Diferente mas pouco
Por fora, o Hyundai i30 também mudou, mas as diferenças são subtis. Na dianteira, destaca-se o padrão da grelha redesenhado, bem como os novos faróis de nevoeiro e a inserção do para-choques sob a matrícula.
Também a traseira conta agora com uma inserção cromada do para-choques mais angular, para um visual mais agressivo. Para além disto, existe ainda um novo design de jantes de liga leve com 17 polegadas.
Mais conectado
No habitáculo, destacam-se os novos acabamentos no tabliê e na consola central. Contudo, o que mais salta à vista é mesmo o novo ecrã central de 10.25”, que está disponível de série, bem como o facto do i30 agora suportar atualizações Over-the-Air (OTA).
Foram ainda inseridas luzes LED no interior e na bagageira para uma melhor iluminação, três portas de carregamento USB-C à frente e atrás e ainda sensores de estacionamento dianteiros e traseiros de série.
À semelhança do que tem estado a acontecer em todos os novos modelos à venda na União Europeia, também o i30 vem agora equipado de série com mais funcionalidades de segurança. Entre elas, destacam-se a assistência de prevenção de colisão frontal, o sistema de acompanhamento à faixa de rodagem e o sistema inteligente de limite de velocidade.
Por último, o novo Hyundai i30 vem ainda incorporado com alerta de ocupantes traseiros, que avisa o condutor (através de uma mensagem no painel de instrumentos) se a porta traseira tiver sido aberta durante a viagem.
Quanto vai custar?
O renovado i30, que é produzido na fábrica da Hyundai em Nošovice, na República Checa, já está disponível para encomenda em Portugal, com preços que começam nos 27 530 euros, para a versão 1.0 TGDi com caixa manual. A variante com caixa automática DCT tem preços que se iniciam nos 29 445 euros.
Já a proposta mais familiar da gama do i30, a carrinha SW, está disponível com preços que começam nos 28 530 euros para a versão com caixa manual e nos 30 445 euros quando associada à caixa automática DCT.
Notícias Relacionadas