GT3 Cup com uma grelha de 20 carros no Estoril

23 Setembro 2021 - velocidades

GT3 Cup com uma grelha de 20 carros no Estoril

Promotor do troféu confessa-se tranquilo em relação ao comportamento dos pilotos em pista, mas diz que “terá de ser melhor que o de Verstappen e de Hamilton na F.1”

A terceira jornada da GT3 Cup, no próximo fim de semana (25/26 setembro), na pista do Estoril, marca o início da segunda metade da época e com ela chega a hora das grandes decisões em termos de definição da tabela classificativa. Haverá duas novidades: na grelha estarão 20 carros, que é a lotação máxima do troféu, e a versão da pista a utilizar inclui a curva do tanque, em detrimento da chicane.

Se há quem esteja disposto a arriscar tudo para recuperar pontos perdidos, também não falta quem prefira manter a regularidade… sem perder de vista a ocasião de discutir as posições do pódio. Enquanto isso, o promotor da competição, José Monroy, diz-se satisfeito com o êxito competitivo deste troféu monomarca dos Porsche 911 GT3 Cup e confia no desportivismo dos pilotos.

O comportamento dos pilotos em pista não é algo que seja uma preocupação para mim, mas sempre direi que terá de ser melhor que o do Max Verstappen e do Lewis Hamilton na Fórmula 1! De resto, não deixarei de chamar a atenção aos da GT3 Cup caso aconteça alguma situação que me desagrade…”, sublinha o manager da P21 Motorsport.

Líder da categoria PRO, José Rodrigues, com 14 pontos de vantagem sobre o segundo classificado (Carlos Vieira), prefere fazer contas apenas no final do ano. “Continuarei a lutar para ser um dos mais rápidos, como sempre fiz na minha carreira, sem gerir nada. A pontuação é que diz que sou candidato, mas eu apenas procuro, corrida a corrida, somar o máximo de pontos. Quanto ao resto, depois vê-se…”. Um discurso bastante diferente é o de Carlos Vieira: “Acredito que não terei mais problemas no meu carro e estarei lá para ganhar todas as corridas que restam. Essa é a única estratégia possível para tentar vencer este troféu”. Francisco Carvalho, já com 19 pontos a menos face ao primeiro e a apenas 5 do segundo lugar, não hesita: “O meu objetivo para o Estoril será ganhar, se não for viável tentarei conquistar o melhor resultado possível e sempre a pensar no pódio, de modo a segurar o meu atual terceiro lugar, mas gostaria de repetir a vitória de Braga…”.

Embora menos experiente que os três primeiros classificados da sua categoria, o jovem Vasco Barros nem por isso tem deixado de mostrar o seu valor: “Penso apenas em… andar para a frente, prosseguir a minha adaptação ao carro e, também, espero que os adversários sejam mais corretos em pista, de modo a evitar acidentes como aqueles em que já me vi envolvido. Vou fazer tudo para me manter nos lugares da frente!”, disse o piloto da equipa VLB Racing.

Na categoria GD, Jorge Areias (101 pontos) tem dominado frente a João Vieira (90), mas depois de ficar uma vez a zero (acidente) em Portimão, pensa de forma diferente… “A partir de agora tenho que pensar mais no meu campeonato e, se calhar, não tanto na geral como fazia antes”. Vieira, o seu adversário direto, mostra-se conformado: “Até ao final, sinceramente, não tenho grandes aspirações além do 2º lugar, atendendo a que o meu rival foi mal inscrito a nível de categoria, ao ser admitido na GD e, portanto, logo à partida deixei de ter hipóteses. Mas já fico contente em participar no troféu e quero manter a minha classificação”. José Oliveira (71 pontos), o terceiro classificado, pensa apenas em continuar a evoluir: “Encaro as próximas corridas com entusiasmo e motivação. Os resultados, cada vez melhores, vão aparecendo, fruto de uma evolução constante e de um maior conhecimento do carro”.

Os irmãos Rocha, Luís e Diogo, têm sido os grandes “senhores” da categoria AM, registando-se entre ambos uma diferença de 3 pontos, favorável ao primeiro. A partir desta jornada, no Estoril, e até final da época, deixam de partilhar o Porsche 911 GT3 Cup. “Alinhando cada um no seu carro estaremos mais à-vontade, a nível de tempo em pista. Despique familiar? Não, nem falamos nisso, estamos cá apenas para nos divertir de forma saudável”, sublinha Luís, enquanto Diogo alinha pelo mesmo discurso: “Assunto de família? Não, assunto dentro da pista. Vai ser uma boa diversão e que ganhe o melhor”. O duelo entre os Rocha poderá ter o progenitor como… árbitro, se dissermos que o pai José da Silva [Rocha] regressa à GT3 Cup, depois da estreia na jornada anterior, em Portimão. Mousinho Esteves, o terceiro classificado da categoria AM, não pensa em pontos: “Pretendo apenas dar continuidade ao meu processo de evolução iniciado na primeira corrida e o objetivo na pista do Estoril é ser o mais competitivo possível, independentemente da classificação”.

PROGRAMA

Sábado (dia 25)
09:50 – Treinos Livres 1 (20’)
13:00 – Treinos Livres 2 (20’)
15:20/15:40 – Qualificação 1 (20’)
17:15/17:35 – Qualificação 2 (20’)

Domingo (dia 26)
10:10 – Corrida 1 (15 voltas)
14h15 – Corrida 2 (15 voltas)

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha