Grupo FCA deixa de produzir modelos Fiat em Itália (atualizada)

28 Maio 2018 - Auto Monitor

Grupo FCA deixa de produzir modelos Fiat em Itália (atualizada)

O Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) vai suspender a produção de modelos Fiat em Itália, transferindo-os para países com custos de produção mais baixos, como a Turquia, Polónia e o Brasil, reporta a agência Bloomberg, com base em fontes internas do Grupo.

O processo terá início em junho, com a transferência da produção do citadino Panda de Itália para a Polónia, onde já são montados o Fiat 500, Abarth 595 e os modelos da Lancia destinados ao mercado italiano. Os restantes modelos da Fiat já são produzidos fora de Itália, uma vez que o Tipo e o Dobló são montados pela Tofas, parceira do Grupo na Turquia, e o 124 Spider é fabricado pela Mazda, no Japão.

A capacidade produtiva libertada nas unidades italianas será ocupada para aumentar a produção de modelos da Alfa Romeo, Jeep e Maserati, marcas do grupo com um posicionamento mais premium e com preços de venda mais elevados e, por isso, capazes de acomodarem milhos os custos de produção mais altos.

A alteração na estrutura de produção do Grupo na Europa faz parte do plano que o CEO Sergio Marchionne vai revelar a 1 de junho, adianta a Bloomberg.

Aposta na Jeep tira protagonismo à Fiat

Em Itália, o Grupo deixará de produzir modelos de baixo preço e margem, como o Fiat Punto e o Alfa Romeo MiTo, que será descontinuado, O sucessor do MiTo deverá ser um SUV premium do segmento B, rival do Audi Q2 e do Mini Countryman.

A histórica fábrica de Turim, junto à sede da Fiat, e a unidade nos arredores de Nápoles vão ser reajustadas para a produção de novos modelos da Maserati e da Jeep, aproveitando a capacidade libertada com o fim da produção do Alta Romeo MiTo e a transferência do Fiat Panda para a Polónia.

Até ao final do ano, com o fim da produção do Punto na fábrica de Melfi, no sul de Itália, todos os modelos Fiat passarão a ser produzidos no exterior.

Na fábrica de Mirafiori, em Turim, a capacidade de produção libertada com o fim da produção do Alta Romeo MiTo, será canalizada para a produção de um segundo SUV da Maserati.

Noutra unidade do Grupo, em Pomigliano, perto de Nápoles, o fim da produção do Panda possibilitará o arranque na montagem de um novo pequeno SUV B da Jeep, que ficará posicionado abaixo do atual Renegade.

A estratégia visa a expansão da marca Jeep na Europa e refocagem da Fiat e dos seus modelos nos segmentos mais baixos nos mercados emergentes e, em particular na América do Sul. Nos modelos mais pequenos destinados ao mercado europeu, produzidos na Turquia e na Polónia, os motores diesel serão abandonados em detrimento de híbridos gasolina.

Em janeiro, no decurso de uma entrevista, Sergio Marchionne disse que a FCA poderia duplicar os seus lucros, em cinco anos, se explorasse todo o potencial da marca Jeep.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochevroletchinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaioffroadOlhãoOliveira de AzeméisopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche PanameraPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carreplicarestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão João da MadeiraSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha