Futuro da Mitsubishi poderá passar por SUV com cinco motores

1 month atrás - 2 Novembro 2025, razaoautomovel
Mitsubishi Elevance
Mitsubishi Elevance
A Mitsubishi revelou o Elevance Concept, um SUV híbrido plug-in todo-o-terreno que combina a identidade do passado com as soluções do futuro.

A Mitsubishi está a redefinir a sua estratégia no mercado europeu. A marca nipónica confirmou que vai descontinuar o Colt na Europa para se concentrar nos SUV e recuperar as características associadas à sua tradição na Europa, como a tração integral.

Em linha com esse objetivo, a marca marcou presença no Salão de Tóquio 2025 (Japan Mobility Show 2025), onde apresentou o Elevance Concept, um SUV híbrido plug-in que combina a robustez de um todo-o-terreno com o conforto de um interior espaçoso e bem equipado.

Inspirado no conceito Luxe Adventurer, este protótipo adota a mais recente evolução da linguagem visual Dynamic Shield, que também já vimos ser aplicada no novo Mitsubishi Eclipse Cross elétrico — o «irmão» gémeo do Renault Scenic E-Tech.

A dianteira apresenta faróis divididos e luzes diurnas finas. As superfícies envidraçadas, as portas traseiras de abertura invertida (portas suicidas) e o extenso tejadilho panorâmico conferem-lhe um aspeto futurista, embora sejam elementos pouco prováveis de chegar à produção.

Na traseira, os farolins estendem-se até aos pilares C e estão ligados por uma barra luminosa que percorre toda a largura do veículo.

O habitáculo apresenta uma configuração de seis lugares distribuídos por três filas e um piso totalmente plano. Os bancos dianteiros podem rodar para trás, criando um ambiente semelhante a uma sala de estar.

O tabliê é dominado por três grandes ecrãs que se estendem de um extremo ao outro, complementados por um quarto ecrã integrado no volante. Na consola central, um comando rotativo permite selecionar os diferentes modos de condução, que podem ser alternados pelo assistente inteligente “AI Co-Driver”, que os alterna em função das condições do terreno e do ambiente, em tempo real.

Não é 100% elétrico

Embora não deixe antever, o sistema de propulsão combina um motor de combustão — alimentado por combustíveis neutros em carbono — com quatro motores elétricos, oferecendo tração integral em conjunto com o sistema Super All Wheel Control (S-AWC) da Mitsubishi.

A Mitsubishi não revelou detalhes sobre a potência ou a capacidade da bateria. Em contrapartida, promete um “desempenho entusiasmante” e uma condução confortável “das ruas da cidade às aventuras fora de estrada”.

Quando chega?

O construtor não revelou quaisquer intenções de fazer o Mitsubishi Elevance Concept chegar às linhas de produção.

Procura um utilitário para a cidade?

Ainda assim, tudo indica que evolua ou inspire futuros modelos da marca, entre os quais, segundo os rumores, um sucessor do envelhecido Pajero Sport, que não é comercializado em Portugal.

Apoiamos a Ucrânia