
A Stellantis está a preparar-se para entrar em caminhos desconhecidos. Depois de iniciar a comercialização da marca chinesa Leapmotor na Europa, através da joint-venture Leapmotor International, o grupo pondera agora lançar modelos da Leapmotor a ostentar logótipos das suas marcas europeias.
Segundo avançou uma fonte próxima à publicação alemã Automobilwoche, o Leapmotor B10 será o primeiro modelo chinês a ser rebadged pela Stellantis, ou seja, será comercializado com o logótipo de outra marca do grupo. A estreia deverá acontecer já em 2026 e, ao que tudo indica, a marca escolhida para o fazer será a Opel.
“Nenhuma decisão foi tomada ainda, mas seria uma oportunidade interessante para oferecer um elétrico bem equipado e acessível no segmento dos SUV compactos (C-SUV)”, referiu a fonte.
Atualmente, o único SUV de segmento C na Opel é o Grandland, disponível em Portugal a partir de 36 100 euros. O Leapmotor B10, por sua vez, é ligeiramente mais compacto e tem preços a partir de 29 285 euros.
Leapmotor B10
O Leapmotor B10, assente sobre a plataforma LEAP 3.5, está disponível com duas baterias, de 56,2 kWh (Pro) e 67,1 kWh (Pro Max), para uma autonomia que pode variar entre os 361 km e 434 km (ciclo combinado WLTP), respetivamente. O motor elétrico, porém, é sempre o mesmo independentemente da bateria que escolher: 160 kW (218 cv) e 240 Nm de binário.
Embora o modelo seja, por agora, importado da China, a Stellantis planeia iniciar a produção do Leapmotor B10 numa fábrica espanhola já em 2026. Tudo indica que venha a ser em Zaragoza, onde já são produzidos os Opel Corsa, Peugeot 208 e Lancia Ypsilon.
Está também prevista para o próximo ano uma versão com extensor de autonomia, à semelhança do que aconteceu com o Leapmotor C10. No entanto, ainda não é claro se essa variante será produzida em território europeu.