Não são imagens geradas por AI. As imagens que estão circular nas redes sociais de um Ferrari 488 GTB caracterizado com as cores Polícia de Segurança Pública (PSP) são mesmo reais.
As informações ainda são escassas, mas fontes não oficiais revelaram à Razão Automóvel que este Ferrari da polícia portuguesa está totalmente pronto para juntar-se à frota de veículos especiais da PSP. Uma frota atualmente composta por modelos como o BMW i8, Porsche 911 Turbo (996), Ford Mustang GT (5ª geração), Audi R8, entre outros.
A revelação oficial deste Ferrari da PSP deverá acontecer brevemente, num dos vários eventos públicos onde normalmente esta força de segurança está presente para promover o seu trabalho de proximidade e comunicação da sua missão.
Quanto custou o Ferrari da polícia portuguesa?
Mas é a primeira vez que a PSP tem ao seu dispor um veículo da Ferrari. E tal como aconteceu anteriormente, bastaram uns pirilampos — o nome técnico é ponte de luzes —, autocolantes refletores, um sistema de comunicação e mais alguns detalhes para transformar este carro civil num verdadeiro Ferrari da polícia.
Tal como aconteceu anteriormente com o BMW i8 e Ford Mustang GT, ou com o Nissan GT-R que a Razão Automóvel filmou, este novo Ferrari da PSP também não deverá ter sido comprado. Não se trata de uma aquisição ao abrigo, por exemplo, do programa de 34 milhões lançado pelo Governo em 2023. Em causa deverá estar, mais uma vez, a reversão desta viatura para o Estado ao abrigo de um processo legal.
Quanto custa um Ferrari usado?
Quanto à missão deste Ferrari, mais do que servir para patrulhamento ou trabalho operacional, estes veículos têm outro propósito. Nomeadamente chamar à atenção, em eventos especiais, para o trabalho diário das forças de segurança.
Os números do Ferrari 448 GTB da PSP
Como seria de esperar, é o carro mais rápido da história da PSP. Este Ferrari 488 GTB está equipado com um motor V8 biturbo de 3.9 litros, montado em posição central traseira. Debita 670 cv às 8000 rpm e 760 Nm de binário às 3000 rpm. A potência é transmitida somente às rodas traseiras através de uma caixa automática de dupla embraiagem.
Mas na prática, estes números impressionam ainda mais. Este Ferrari da polícia é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em apenas 3 segundos e de atingir 200 km/h em 8,3 segundos. Velocidade máxima? 330 km/h.
Não podia ser de outra maneira, trata-se do sucessor do aclamado Ferrari 458 Italia. Além disso, foi também o primeiro Ferrari de produção em série com motor V8 sobrealimentado desde o lendário F40. E por falar em carros vermelhos, aqui está um também bastante interessante. Mais lento mas com uma missão igualmente nobre
Notícias Relacionadas