Seat Tarraco 2.0 TDI Xcellence – Pronto para miúdos e graúdos

1 Março 2019 - auto.monitor

Seat Tarraco 2.0 TDI Xcellence – Pronto para miúdos e graúdos

O Seat Tarraco é o maior SUV da Seat. O seu habitáculo amplo inclui sete lugares e espaço para toda a família, mas também uma imagem moderna e sóbria.

A moda dos SUV não para de conquistar adeptos, fazendo com que muitos construtores tenham de ajustar a sua gama para responder à crescente procura de modelos deste género. No caso da Seat, já são três os modelos disponíveis, uma vez que depois do Ateca e do Arona, é agora o momento de conhecermos o Tarraco. É o nome original da cidade de Tarragona e foi escolhido pelos fãs da marca, através de uma votação online.

Em termos de alinhamento com os outros SUV do Grupo Volkswagen, o Tarraco alinha com modelos como o Tiguan Allspace ou o Kodiaq, sendo este, talvez, o seu maior rival, em conjunto com o Peugeot 5008. Em termos de dimensões, o novo modelo da Seat até consegue esconder os seus 4,7 metros de comprimento e 1,84 metros de largura, graças ao seu desenho da carroçaria mais elegante e até com menos arrojo para o que é habitual na Seat. Ainda assim, o sistema de iluminação totalmente em LED inclui óticas dianteiras com um tamanho mais compacto e na parte de trás está presente uma nova assinatura visual, com uma faixa vermelha refletora a unir as duas óticas. A altura supera 1,67 metros, se já contarmos com as barras longitudinais do tejadilho, e entre os eixos há quase 2,80 metros de distância, o que deixa adivinhar um habitáculo generoso em termos de espaço.

Uma vez a bordo confirmamos de imediato que o tema espaço será algo de que vamos sempre falar num tom positivo, assim como a iluminação em todo o habitáculo, aqui beneficiada pela presença no teto de abrir panorâmico. Na fila da frente, e no lugar do condutor, a posição de condução é muito boa, ainda que obviamente mais elevada que em outros e os materiais utilizados a bordo parecem ter sido alvo de uma escolha mais cuidada, o que melhora a imagem de qualidade deste modelo.

Em termos de espaço, podemos contar com os sete lugares existentes a bordo, sendo que os da terceira fila serão os mais indicados para as pessoas mais pequenas, ainda que não estejam restringidos a crianças. Não têm o mesmo espaço e conforto de um Seat Alhambra, por exemplo, mas estão num patamar perfeitamente utilizável. Na fila intermédia, por outro lado, há espaço de sobra para tudo e até detalhes como os tabuleiros rebatíveis nas costas dos assentos dianteiros, com suportes para copos integrados. E se lhe for incumbida a missão de ir buscar umas caixas de cartão a uma conhecida loja nórdica de mobiliário, poderá contar com o rebatimento de seis assentos a bordo do Tarraco, que deixam disponível uma área quase equiparável à de uma pequena sala.

Na frente, o maior destaque vai para o novo monitor tátil existente no topo do tablier e para o painel de instrumentos totalmente digital e personalizável que já encontramos em diversos modelos da marca. O seletor dos modos de condução rotativo está arrumado na consola central, entre os assentos e permite-nos optar entre um modo mais tranquilo e confortável e outro, com um toque mais desportivo, para quando viajamos sozinhos a bordo do Tarraco.

A motorização Diesel de dois litros é a de 150 cavalos de potência, que nos deixou a desejar um pouco mais de fôlego e força para fazer mexer os mais de 1.700 quilos deste modelo, assentes em pneus com jantes de 20 polegadas de diâmetro, mas tem a vantagem de proporcionar médias de consumo comedidas em estrada e nos ritmos mais tranquilos. Sempre que tentarmos aproveitar as boas capacidades do chassis do Tarraco ou quando conduzirmos mais tempo em cidade do que o desejado, os valores indicados pelo conta-rotações já poderão ser menos simpáticos.

Na versão Xcellence que aqui lhe mostramos, o equipamento de série é bastante completo, mas continuam a estar presentes alguns extras que fazem aumentar o seu preço final. No entanto, se conseguir abdicar de alguns destes, o preço de tabela desta versão do Seat Tarraco 2.0 TDI Xcellence começa nos 44.463 euros. Nas portagens, o novo Tarraco pagará sempre Classe 1, mesmo que não tenha Via Verde. Para mais tarde, já está prometida uma versão híbrida plug-in.

VEREDICTO

O Seat Tarraco é a nova aposta da marca espanhola para o mundo dos SUV e das famílias a quem os sete lugares poderão dar muito jeito. O desenho da carroçaria é tipicamente Seat, ainda que sem grandes arrojos e o espaço a bordo é algo que nos surpreendeu pela positiva, assim como a qualidade dos materiais e a sua imagem mais cuidada, à qual nem sequer falta uma boa insonorização.

FICHA TÉCNICA

Seat Tarraco 2.0 TDI Xcellence

MOTOR: 4 cilindros em linha; Cilindrada (cm3): 1.968; Potência máxima (cv/rpm): 150/3.500-4.000; Binário máximo (Nm/rpm): 340/1.750-3.000; TRANSMISSÃO: Tração dianteira; Caixa manual de 6 velocidades; Suspensão (fr./tr.): Independente, McPherson; Multilink; DIMENSÕES: Comprimento/Largura/Altura (mm): 4.735/1.839/1.658; Distância entre eixos (mm): 2.790; Largura de vias (fr./tr.) (mm): 1.585/1.574; Travões (fr./tr.) Discos vent./Discos sólidos; Peso (kg): 1.735; Capacidade da bagageira (l): 230/700 (com a terceira fila rebatida); Depósito de combustível (l): 58; Pneus (fr./tr.): 235/45 R20; PRESTAÇÕES: Aceleração de 0-100 km/h (s) 9,8; velocidade máxima (km/h) 202; CONSUMOS: Urbano/Extraurbano/Combinado (l/100 km): n.d./n.d./6,4; Emissões de CO2 (g/km) 167;
PREÇO (versão base): 44.463 euros; PREÇO (unidade ensaiada): 47.963 euros

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha