A joint venture entre o construtor chinês Leapmotor e a Stellantis promete trazer para a Europa dois novos modelos. É a primeira fase de uma ofensiva da construtora chinesa ao mercado europeu e que terá em Portugal um dos seus primeiros pontos de comercialização.
O Leapmotor T03 deverá chegar ao mercado ainda este mês, enquanto que o SUV C10 deverá chegar pouco depois, em meados de outubro.
Os preços deverão oscilar entre os 18 900 euros e os 36 400 euros, dependendo do modelo. Estes preços são meramente indicativos, uma vez que ainda não foram divulgados os preços finais para o mercado português.
Leapmotor T03
É o mais pequeno e também o mais acessível. O T03 é o primeiro modelo da Leapmotor a ser produzido na Europa, pela Stellantis. Já está a ser construído na Polónia, em Tychy.
Com um comprimento de 3620 mm e uma largura de 1652 mm, este citadino de origem chinesa e produção europeia, vem competir com outros automóveis de segmento A, nomeadamente o Dacia Spring, vendido em Portugal a partir de 16 905 euros.
O T03 vem equipado com um motor elétrico da Leapmotor, oferece uma potência máxima de 70 kW (95 cv) e um binário máximo de 158 Nm. Associado a uma bateria com 37,3 kWh anuncia uma autonomia em ciclo combinado de até 265 km (WLTP).
Leapmotor C10
Para já, será importado da China, mas o objetivo é outro. Brevemente este C10 será igualmente produzido na Europa.
Já à venda na China, este 100% elétrico apresenta um comprimento de 4739 mm e uma largura de 1900 mm. Ou seja, apresenta dimensões exteriores muito próximas do Tesla Model Y, mas terá um preço mais acessível.
Este SUV de segmento D oferece uma bagageira com 435 litros de capacidade, que com os bancos traseiros rebatidos pode chegar aos 1410 l.
Em termos de motorização, o Leapmotor C10 conta com um motor elétrico com 160 kW (218 cv) e 320 Nm de binário. A bateria oferece 69,9 kWh de capacidade, o que, segundo a marca, será suficiente para uma autonomia anunciada de 420 km (WLTP).
Planos para o futuro
Para além de Portugal, estes modelos vão chegar também em «primeira mão» à Bélgica, França, Alemanha, Grécia, Itália, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Roménia, Espanha, Suíça, e Reino Unido.
No final do quarto trimestre deste ano, a Leapmotor International espera expandir as suas operações para o Médio Oriente e África (Israel e territórios ultramarinos franceses), Ásia-Pacífico (Austrália, Nova Zelândia, Tailândia, Malásia), bem como América do Sul (Brasil e Chile).