É hoje! Novos radares de velocidade já estão a funcionar

9 months, 1 week atrás - 4 Setembro 2023, turbo
É hoje! Novos radares de velocidade já estão a funcionar
Depois da apresentação no passado mês de Agosto, é já esta sexta-feira, dia 1 de setembro, que entram em funcionamento os 37 novos radares de velocidade que foram, entretanto, instalados, nas estradas nacionais, de Norte a Sul do País. E o leitor, sabe onde se encontram?

Parte de um esforço que tem como objectivo, da parte da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) o fim das mortes na estrada até 2050, os 37 novos radares de velocidade que agora entram funcionamento, trazem, no entanto, uma novidade: 12 destes equipamentos, estão preparados para captar, não a velocidade instantânea, mas a velocidade média entre dois pontos.

Instalados em auto-estradas, itinerários complementares e estradas nacionais, estes novos equipamento registam as velocidades ente dois pontos da via, apurando, a partir daí e com base nos dados obtidos, a velocidade média a que cada veículo circulou, nesse mesmo percurso. Caso o valor apurado esteja acima da velocidade máxima permitida no local, o condutor será atuado.

Assim e para que não seja surpreendido, recordamos-lhe os locais onde se encontram os radares de captação de velocidade média:

AUTOESTRADAS

ITINERÁRIOS COMPLEMENTARES

  • IC19, entre Massamá e Cacém
  • IC2, em Loures

ESTRADAS NACIONAIS

A par destes 12 radares de captação de velocidade média, a ANSR instalou ainda mais 25 equipamentos de registo da velocidade instantânea, que também entram em funcionamento este dia 1 de setembro e que estão localizados nas seguintes vias:

A terminar, recordar, apenas, que todos estes novos equipamentos estarão, à partida, devidamente assinalados com placas identificativas, pelo que, deverá tornar-se mais fácil, para os condutores, aperceberem-se da sua localização.

Ainda assim, lembre-se: quando na estrada, escolha a segurança e opte por uma condução atenta e cuidadosa. Isto, para que as más surpresas nunca surjam…

Apoiamos a Ucrânia