Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo

4 years, 7 months atrás - 18 Setembro 2019, Auto Monitor
Club MX-5 Portugal numa aventura pelos Vinhos do Alentejo
Foi no último sábado 14 de setembro que o Club MX-5 Portugal reuniu uma caravana com cerca de 40 Mazda MX-5 e percorreu o interior alentejano numa aventura vitivinícola – “Rota dos Vinhos do Alentejo”.

Incluído neste variado e distinto grupo de viaturas, das mais diferentes idades e gerações, contou-se um Mazda MX-5 RF “30th Anniversary Edition”. Unidade ilustrativa dos 30 anos do modelo, que se comemoram em 2019, esta versão MX-5 RF, num inédito tom Racing Orange, deu um colorido ainda maior ao conjunto.

Reunindo orgulhosos proprietários e amigos do Mazda MX-5, parte deles repetentes de acções anteriores, este quarto encontro do Club MX-5 Portugal do presente ano começou por se concentrar na Pousada de Elvas, local onde a organização deu as boas-vindas, fazendo-se o inerente check-in, às viaturas, seus condutores e acompanhantes.

Os primeiros três quilómetros por estrada apontaram ao Forte da Graça, em Elvas, exemplo da arquitectura militar do Séc. XVIII, construído sobre a outrora Ermida de Santa Maria da Graça. Constituído por três corpos (obras exteriores, corpo principal e reduto central) teve diferentes funções, tendo servido o exército espanhol, na sua tentativa de conquista de terras lusas, e depois, como depósito disciplinar para presos políticos da 1ª República.

Finda esta primeira componente cultural, seguiram-se mais 64 km até ao local do almoço, com degustação vinícola.
Com muitos dos Mazda MX-5 a rolar de capota aberta, aproveitando as benesses do tempo, seguiram-se mais 23 km, até se atingir Castelo de Vide, localidade onde, entre outros, se visitou a pé a histórica Judiaria, exemplo da presença judaica, e a Sinagoga.

Os 50 km finais apontaram a novo objectivo vitivinícola, desta feita na Adega da Herdade do Gamito, nas imediações da histórica vila do Crato, outrora sede da Ordem de Malta em Portugal. Com raízes centenárias e 27 hectares de vinha, é pertença de descendentes de uma antiga família tradicional. Incluindo uma Prova de Vinhos e Enchidos, foi aqui que se colocou um ponto final deste evento e se fez saber a data e local do próximo: 7 de Dezembro, na região centro.

Para informações adicionais sobre os restantes eventos do Club MX-5 Portugal, passados ou futuros, nomeadamente em termos de datas, locais e respectivos conteúdos, os proprietários e fãs do modelo deverão seguir as actualizações regulares que são feitas no portal oficial – em www.clubmx-5.com – e na página de Facebook dedicada (nota: Grupo Fechado). Poderão ainda contactar a organização pelo email geral@clubmx-5.com.pt ou pelo telefone (+351) 218 258 625.

Apoiamos a Ucrânia