Com a adoção de uma nova combinação de motor e bateria nestes dois modelos, a Citroën é a única marca generalista a propor dois veículos elétricos complementares no segmento C.
REFORÇAR A OFERTA DO SEGMENTO C
A Citroën apresenta os ë-C4 e do ë-C4 X equipados com um novo grupo propulsor de elevado desempenho capaz de proporcionar uma autonomia máxima de 420 km de acordo com o ciclo WLTP.
Este aumento de autonomia de quase 17% em relação à primeira geração baseia-se na combinação de uma nova bateria de química avançada de 54 kWh e de um novo motor mais eficiente e potente que desenvolve 115 kW (156 cv) de potência. Esta combinação proporciona ao cliente mais versatilidade e comodidade de utilização.
Estreada agora no nível Shine – e brevemente disponível numa série especial a anunciar no verão -, esta nova proposta nas gamas ë-C4 e ë-C4 X vem complementar a atual oferta elétrica que associa um motor de 100 kW (136 cv) a uma bateria de 50 kW para uma autonomia até 360 km. A gama beneficia, assim, de um aumento de autonomia e de um acesso progressivo à mobilidade elétrica.
Estes dois grupos propulsores elétricos complementares estão no centro da estratégia de eletrificação da Citroën, cujo objetivo é tornar a transição para os veículos elétricos mais fácil. Partilham a mesma filosofia de escolha racional da dimensão das baterias e de uma capacidade de carregamento rápido de 100 kW, favorecendo um posicionamento de preço competitivo e oferecendo uma grande versatilidade de utilização.
Com este novo motor elétrico, a Citroën reforça a sua atratividade no setor das berlinas do segmento C e posiciona-se claramente como um dos principais protagonistas do mercado. Esta evolução é acompanhada pela oferta existente de motores a gasolina e a gasóleo, a fim de propor versões mais acessíveis.
Tendo ambos uma personalidade forte, uma experiência a bordo inigualável e uma gama de motores elétricos e térmicos eficiente, o C4 – a berlina do segmento C mais vendida em 2022 - e o C4 X apresentam uma oferta de base muito competitiva no mercado.
Uma nova opção de motor elétrico centrado na eficiência
Os ë-C4 e ë-C4 X propõem um novo motor elétrico com uma autonomia alargada que lhes permite ultrapassar o valor de autonomia de 400 km (no ciclo combinado WLTP). O motor e a bateria deste novo grupo propulsor elétrico foram concebidos para serem mais eficientes e beneficiam de importantes desenvolvimentos tecnológicos.
O propulsor: um motor elétrico síncrono híbrido (HSM) de 115 kW/156 cv que substitui o motor elétrico síncrono de ímanes permanentes. Produz 15 kW (20 cv) adicionais, mantendo um alto nível de eficiência. Este motor é capaz de desenvolver 260 Nm de binário, imediatamente disponíveis, proporcionando uma reatividade instantânea e prazer de condução.
A bateria: uma nova bateria de 54 kWh, com mais 4 kWh do que a oferta elétrica atual. Compacta, com regulação térmica líquida e com uma bomba de calor de série para o carregamento rápido, possui uma química diferente e é composta por 102 células e 17 módulos. Em vez de 60% de níquel, 20% de manganês e 20% de cobalto, esta bateria de iões de lítio de alta voltagem tem uma maior proporção de níquel (80% de níquel, 10% de manganês e 10% de cobalto), o que resulta numa densidade energética melhorada e numa maior duração da bateria.
Todos estes fatores beneficiam a autonomia, que aumenta em 17% em relação à oferta elétrica existente, podendo atingir os 420 km (de acordo com o ciclo combinado WLTP), bem como a eficiência energética, reduzindo o consumo médio de energia para 12 kWh. Para além do aumento da autonomia há benefícios significativos na utilização real por parte dos clientes, que se traduzem em mais 30 km de condução em condições de tráfego urbano, mesmo com temperaturas próximas de 0°C.
A eficiência do motor elétrico, a sua bateria e a sua capacidade de recuperação de energia contribuem para aumentar a autonomia de condução. No entanto, esta eficiência também é conseguida através da conceção evoluída dos C4 e C4 X:
. Uma bateria de dimensões reduzidas significa menos peso, o que resulta num menor consumo.
. Tempos de carregamento otimizados graças à capacidade de carregamento DC de 100 kW para um carregamento rápido.
. Elementos de série como a bomba de calor, que utiliza um sensor de humidade para maximizar a eficiência energética do aquecimento e do arrefecimento.
. Os pneus "A+" de 18 polegadas reduzem a resistência ao rolamento e minimizam as perdas de energia por fricção.
A silhueta do C4 X, que flui harmoniosamente para a porta da bagageira, apresenta uma linha de tejadilho elegante e dinâmica que otimiza a aerodinâmica.
Apesar da capacidade superior da bateria, os tempos de carregamento não aumentaram, garantindo assim a comodidade da utilização. Dois tipos de carregadores de bordo estão disponíveis com este novo motor elétrico no ë-C4 e no ë-C4 X, para se ajustarem a todas as utilizações e a todas as soluções de carregamento: um carregador monofásico de 7,4 kW de série e, em opção, um carregador trifásico de 11 kW. Além disso, o ë-C4 e o ë-C4 X são compatíveis com carregamento rápido: utilizando um carregador público de 100 kW, é possível passar de 20% a 80% de carga em menos de 30 minutos.
Mobilidade elétrica acessível, fácil e serena
Em resposta às necessidades diárias, a oferta elétrica atual do ë-C4 e do ë-C4 X propõe uma solução de mobilidade elétrica acessível e pertinente para todos os tipos de deslocações.
Baseia-se agora em 2 propostas elétricas que se integram na atualização da gama:
. Nos níveis de equipamento Live Pack (ë-C4), Feel, Feel Pack e Shine: um motor de 100 kW (136 cv) associado a uma bateria de 50 kWh com uma autonomia até 360 km. Uma excelente opção, acessível com um orçamento controlado e com a capacidade de percorrer todos os trajetos sem stress,
. No nível Shine, um novo motor de 115 kW (156 cv), mais potente e eficiente, e uma bateria de 54 kWh com uma nova química, permitem que esta oferta elétrica proporcione ainda mais prazer de condução, autonomia e versatilidade.
Para uma maior tranquilidade, os clientes beneficiam ainda de serviços programáveis à distância através da aplicação MyCitroën para smartphone, facilitando-lhes a vida no quotidiano.
Em função dos níveis de equipamento, os novos Citroën ë-C4 e ë-C4 X com motor de 115 kW (156 cv) e bateria de 54 kWh propõem uma autonomia que varia entre 415 e 421 km (ciclo WLTP).
Preços em Portugal
Os dois modelos estão disponíveis em Portugal, sendo que o CITROËN ë-C4 tem um preço de venda ao público a partir de 38.785 euros e o CITROËN ë-C4 X a partir de 40.735 euros (PVP).
Notícias Relacionadas