Comercializado com três níveis de equipamento – Zen, Intens e Black Edition -, versões 4x2 e 4X4, o novo Renault Kadjar estará disponível a partir de 25 de janeiro desde 27.770€.
Em 2017, o Renault Kadjar chegou a Portugal limitado pela legislação no que à taxação das portagens nacionais diz respeito. A oferta assentava num único motor Diesel, só possível pelo investimento feito pela marca em produzir unidades com um eixo traseiro específico para o país.
Dois anos volvidos, e liberto dos constrangimentos das portagens (exceto no 4X4) há um novo Renault Kadjar que chega à Rede de Concessionários proposto com três níveis de equipamento: "Zen" - excelente nível de equipamento, serve de base à gama; "Intens" - que estende o nível de luxo para uma fasquia elevada; e "Black Edition" - o topo de gama.
Disponível nas seis cores já conhecidas no modelo anterior – Branco Nacarado, Azul Cosmos, Vermelho Flamme, Cinzento Titanium, Branco Glaciar e Preto Estrela -, o novo Kadjar conta agora com outras três novas cores: Azul Iron, Verde Oural e Cinzento Highland.
Novas motorizações
Em Portugal, o crossover beneficia, pela primeira vez, de uma alargada gama de motores de última geração, testados sob as diretrizes do protocolo WLTP e todos eles compatíveis com a norma ambiental EURO 6D-TEMP, que entrará em vigor apenas em setembro de 2019.
Duas inéditas propostas a gasolina – 1.3 TCe 140 FAP e 1.3 TCe 160 FAP – ambas tendo por base o novíssimo bloco 1.3 TCe desenvolvido em parceria com a Daimler; mas também duas ofertas Diesel: o renovado 1.5 Blue dCi e o igualmente novo 1.7 Blue dCi 150, uma motorização que só estará disponível na primavera.
Com uma potência de 140 CV e um binário de 240 Nm logo às 1600 rpm, o novo motor a gasolina TCe 140 FAP surpreende pelo conforto e prazer de condução. A sua reatividade rivaliza com os melhores Diesel e logo com este bloco fica evidenciada a excelência do chassis do novo Kadjar, sem comprometer o consumo (6,6 l/100 km em ciclo combinado). Um motor que pode ser associado uma caixa manual de seis velocidade ou à suave e rápida caixa automática de dupla embraiagem EDC de sete velocidades.
Já a versão mais potente do novo propulsor T(urbo) C(ontrol) e(fficiency) de 1.3 litros está representada pela variante TCe 160 FAP. A potência de 160 CV e o binário de 260 Nm às 1.750 rpm, são entregues de forma suave e sem vibrações, permitindo usufruir de uma condução despreocupada, mas igualmente desportiva se for essa a necessidade ou o estado de espírito. Disponível com a caixa de 6 velocidades manual ou a caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC7, o motor está preparado para aliar elevado desempenho e prazer de condução, com reduzidos consumos de 6,6 l/100 km em ciclo combinado.
Quanto aos novos motores Diesel Blue dCi, destaque para o facto de incorporarem as mais recentes tecnologias de controle de emissões. Para além de um filtro de partículas, estão equipados com a redução catalítica seletiva (SCR), que funciona com AdBlue.
Na versão Blue dCi 115, o motor foi concebido para aliar conforto de condução e reatividade, graças aos 115 CV de potência e 260 Nm de binário às 2.000 rpm, podendo ser associado a uma caixa de 6 velocidades manual ou a uma caixa de 7 velocidades automática de dupla embraiagem EDC. Esta nova motorização permite desfrutar de um consumo controlado em todos os tipos de percursos, com valores, em ciclo combinado, de 5,0 l/100 km.
Já o novíssimo motor Diesel 1.7 litros de cilindrada, Blue dCi 150, representa o equilíbrio perfeito entre a eficiência e o prazer de condução, graças à superior potência que oferece. Um bloco que está disponível na versão com 150 cavalos, mais 40 do que a única motorização comercializada, até agora, em Portugal. O binário de 340 Nm também contribui para as excelentes recuperações, qualquer que seja o regime de rotações do motor. Acoplado a uma caixa de velocidades de 6 velocidades manual e com transmissão dianteira (4x2) ou integral (4x4), a resposta do motor confere eficaz agilidade e pronta reatividade (uma motorização que só estará disponível na primavera).
Condução
Disponível com transmissão dianteira (4x2) ou transmissão integral (4x4), o renovado crossover está pronto para atacar os terrenos mais improváveis. Privilegiando a segurança e funcionando em harmonia com os diversos sistemas auxiliares de ajuda à condução, é capaz de se mostrar tão à vontade numa escorregadia estrada de terra, como num traiçoeiro caminho de neve de acesso a uma estância de ski.
O novo modelo francês conta com três modos operacionais: 2WD - A potência é fornecida apenas às duas rodas dianteiras com o intuito de reduzir o consumo de combustível; 4WD - O sistema de transmissão faz a gestão eletrónica e automática da distribuição do binário pelos dois eixos, de acordo com as necessidades, podendo transferir até 50 % do torque para as rodas traseiras.; e Lock – O diferencial central é bloqueado para uma repartição permanente 50/50 do binário entre as rodas dianteiras e traseiras. Vocacionado para utilização "off-road" e disponível a velocidades de até 40 km/h.
Design e interior
As linhas exteriores do novo Kadjar apresentam uma forte identidade visual, firmada por formas tonificadas que transmitem uma imagem dinâmica e robusta e que respeita o código dos SUV: distância ao solo elevada, cavas das rodas acentuadas, bem como proteções inferiores nas portas e nos para-choques dianteiro e traseiro.
Na dianteira, destaque para o novo desenho da grelha dianteira com acabamentos cromados, para o novo desenho do para-choques com proteção para as escapadelas fora do asfalto, para o capot musculado, assim como para a assinatura luminosa Renault, em forma de C, e para as luzes de nevoeiro retangulares LED com tecnologia LED Pure Vision.
As novas jantes exclusivas de 19'' conferem ao novo Kadjar uma aparência imponente, do mesmo modo que, no topo do tejadilho, a antena "shark" é um dos muitos pormenores de distinção. A exemplo da dianteira, também a imagem da traseira beneficia do desenho de um novo para-choques.
No interior, um padrão com acabamento desportivo que combina Alcantara e pele, com costuras em forma de losango na base superior e inferior dos bancos e com pospontos vermelhos nos contornos laterais (disponível na versão Black Edition), elevam a qualidade e o requinte do habitáculo.
O banco do condutor permite a possibilidade de extensão do assento em 6 cm, ajudando a encontrar ainda melhor posição de condução. O do passageiro, igualmente envolvente e confortável, é uma peça-chave na modularidade do Kadjar, podendo ser rebatível para facilitar cargas compridas até 2,56 m. Já o apoio de braço dianteiro central passa a ser deslizante.
Nos lugares traseiros os passageiros dispõem agora de dois arejadores instalados na consola central, que permitem a circulação localizada da ventilação, responsáveis por um superior conforto térmico.
Com 472 dm3 (527 litros) e dupla fonte luminosa, a bagageira é uma das mais generosas do segmento, apresentando um piso plano e reversível com duplo revestimento. A acessibilidade é outro dos trunfos do porta-bagagens, extensível até aos 1478 dm3 (1650 litros), depois de inclinado o banco traseiro, que permite ter um piso praticamente plano (de 10° a 14°).
Entretenimento e segurança
Na consola central, o ecrã tátil multimédia de 7'' assume protagonismo: com design fluído e elegante, oferece maior contraste, luminosidade e resolução, para além de mais apurada sensibilidade ao tato. A personalização é um dos seus pontos fortes, com a maior parte dos itens a ser configurável.
Como plataforma integrada, o multifuncional sistema Renault R-Link 2, com completo interface gráfico e conectividade intuitiva e personalizável, é agora ainda melhor assistido pelo controle vocal, que, com duplo microfone, melhorou a qualidade do reconhecimento das ordens dadas pelo condutor. O sistema inclui uma função de espelhamento do smartphone, compatível com o Android Auto e o Apple CarPlay.
Os novos comandos do ar condicionado automático apresentam um desenho mais moderno e ergonómico. Mas diversos outros apontamentos estéticos, como as múltiplas incisões de cromado acetinado ou a renovação dos painéis de comandos das portas que integram agora os controlos dos espelhos retrovisores elétricos e os vidros elétricos com função impulsional e iluminados, comprovam a melhoria da qualidade no habitáculo.
As quatro entradas USB, as duas tomadas Aux e as duas tomadas de 12 v carregam smartphones, tablets, consolas de jogos ou outros dispositivos eletrónicos. A alimentação dos conectores mantém-se mesmo quando o Kadjar está parado!
Em termos de tecnologias de segurança e apoio à condução, destaque para a comutação automática das luzes máximos/médios; os faróis suplementares com iluminação em curva; o Sistema Ativo de Travagem de Emergência (AEBS); o alerta de transposição involuntária de faixa (ativa a partir dos 70 km/h); alerta de ângulo morto; o Easy Park Assist (estacionamento mãos livres); o sistema de ajuda ao estacionamento dianteiro, traseiro e lateral; a câmara de marcha-atrás; o sistema de ajuda ao arranque em declive; e o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento da sinalização rodoviária.