Cepsa e Endesa vão construir a maior rede de carregamento ultrarrápido em Portugal (e vai ser possível ‘atestar’ o carro em cerca de 10m)

2 years, 4 months atrás - 27 Dezembro 2021, multinews
Cepsa e Endesa vão construir a maior rede de carregamento ultrarrápido em Portugal (e vai ser possível ‘atestar’ o carro em cerca de 10m)
A Cepsa e a Endesa anunciaram esta terça-feira a criação de uma aliança que pretende promover a transição energética e a descarbonização do transporte.

As empresas pretendem promover a mobilidade sustentável, facilitando o acesso à rede de carregamentos.

Philippe Boisseau, CEO da Cepsa, e José Bogas, CEO da Endesa, assinaram hoje o acordo, na companhia de Maarten Wetselaar, que será o novo CEO da Cepsa a partir do próximo dia 1 de janeiro, que visa a criação desta parceria.

Em comunicado, as empresas informam que a Cepsa, em conjunto com a Endesa X (linha de negócios de mobilidade elétrica da Endesa), prepara-se assim para oferecer uma proposta diferenciada no mercado ibérico de mobilidade elétrica.

As empresas vão trabalhar para desenvolver aquela que será a maior rede de carregamento ultra-rápido de Portugal e Espanha na estrada (on the go). “A nova infraestrutura que a Cepsa vai construir de base (pontos de recarga de 150 kW, localizados nos principais corredores e vias de comunicação), vai juntar-se aos planos para o desenvolvimento da atual infraestrutura de carregamento da Endesa X, que chegam atualmente aos 75 pontos de recarga ultrarrápida, em 25 locais em toda a Espanha. Estes equipamentos permitirão que os clientes carreguem 80% da bateria de seus veículos elétricos, em cerca de 10 minutos”, explicam em comunicado.

Os clientes da Cepsa e Endesa vão poder utilizar todos os carregadores públicos de ambas as empresas, através das suas respectivas plataformas digitais (apps). A Endesa X tem já disponíveis 2.800 pontos de carregamento.

“Esta aliança é um passo relevante, não só para ambas as empresas, mas é também para o processo de transição energética em Espanha e Portugal. Pela primeira vez, unem-se forças de forma decisiva e transversal, para viabilizar a descarbonização do transporte, em consonância com o consagrado na Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse Philippe Boisseau, CEO da Cepsa.

Por sua vez, José Bogas, CEO da Endesa, destacou que “este tipo de colaborações entre empresas é essencial para acelerar projetos, e criar valor para a sociedade. Essa é a essência do acordo que acabamos de concluir com a Cepsa, um projeto conjunto que está na vanguarda das soluções de mobilidade elétrica e que vai ajudar a conter os efeitos das mudanças climáticas. A Endesa tem um caminho bem definido para a neutralidade climática, e ficamos felizes com o fato da Cepsa nos ter escolhido como companheiros de viagem neste projeto.

Apoiamos a Ucrânia