Os carros de luxo em breve terão grandes novidades para o conforto e o entretenimento a bordo. É o que mostrou a BMW na CES 2022 com uma prévia do seu novo sistema multimídia para os futuros modelos autônomos e elétricos da marca. A tecnologia My Mode Theatre traz uma experiência de cinema no banco traseiro. Segundo a montadora, o conceito propõe, assim, transformar o automóvel em uma sala privada com uma tela de 31 polegadas com resolução 8k, som surround e conectividade 5G.
Na apresentação, o responsável pelo projeto, Frank Weber, afirmou que a BMW quer atingir novos padrões de entretenimento. E para isso, a fabricante fechou uma parceria com a Amazon e passa a ter acesso aos conteúdos de streaming por meio da Fire TV. Além disso, com conexão nativa, é possível acessar conteúdos como músicas e podcasts. ''Estamos desenvolvendo experiências digitais imersivas para o puro prazer de dirigir'', comentou Weber.
Sistema se integra ao ambiente
Para alcançar essa experiência nos futuros modelos de luxo da marca, a BMW trouxe alguns detalhes curiosos para a construção desse ambiente. Como é o caso, por exemplo, da trilha sonora feita para o sistema. Composta pelo premiado compositor, Hans Zimmer, a música começa assim que o modo é ativado e a Theatre Screen (como é chamada a tela) sai do forro do teto do veículo. Em conjunto, uma animação também aparece no visor.
Dessa forma, o carro começa a se transformar em uma espécie de sala. As cortinas dos vidros laterais e traseiros fecham de maneira automática e a iluminação diminui, facilitando a visualização dos passageiros. Por fim, o sistema pode ser controlado pela tela ou usando os controles nas portas.
Tecnologia de ponta
No conceito, a BMW apresentou equipamentos de alta categoria. A tela, de 31 polegadas, fica na horizontal e ocupará quase todo o espaço traseiro do veículo. Ou seja, é bem grande. Para se ter noção de altura, a marca confirmou que ela irá desde o teto até os encostos dos bancos. A resolução, como dissemos, é 8K ultra HD. Enquanto o equipamento de som é o Bowers & Wilkins Diamond integrado.
Para ajustar detalhes como inclinação da tela, os passageiros podem acessar diretamente o sistema e controlar a melhor posição em relação aos bancos. Igualmente, será possível ajustar o formato do visor, volume, tamanho da tela, entre outras informações.
Estratégia de conectividade
Segundo a BMW, o novo sistema de entretenimento pode ser uma realidade próxima, principalmente, por já possuir o sistema 5G integrado aos veículos da marca. Na revelação, a fabricante ainda anunciou que esse produto, já utilizado no SUV iX, também fará parte de outros modelos como o BMW i4 no futuro. Seja como for, fica no ar qual vai ser a próxima inovação que vai revolucionar o mercado.