A BMW não se esforçou muito na hora de renovar o visual do X4, o primeiro SUV-cupê do mercado. A nova geração foi apresentada pela marca com design bem semelhante ao atual, apostando mais em equipamentos e num ajuste mais esportivo, de olho nos clientes que acabaram escolhendo modelos como o Range Rover Evoque.
No design, a mudança está na grade mais larga. O novo BMW X4 está 76,2 milímetros mais comprido e 35,6 mm mais largo, com 53,3 mm a mais de entre-eixos. A altura do SUV foi reduzida em 2,54 mm. A BMW diz que a aerodinâmica melhorou em 10%, enquanto o espaço para pernas dos passageiros traseiros cresceu 25,4 mm. Por fim, foi conseguida uma distribuição de peso entre os eixos quase perfeita - típica da BMW.
O modelo básico será o X4 xDrive30i, equipado com o motor 2.0 turbo de 4 cilindros, que gera 252 cv de potência e 35,7 kgfm de torque. É oferecido somente com tração integral e câmbio automático de 8 marchas. Segundo a empresa, acelera de 0 a 60 milhas (96 km/h) em 6 segundos. A versão acima será a M40i, voltada para desempenho. Tem o 3.0 turbo de 6 cilindros em linha, com 360 cv e 50,5 kgfm. Assim como o 30i, tem tração integral e transmissão automática de 8 marchas. O resultado é que alcança os 96 km/h em 4,6 segundos. E tem mais melhorias, como freios maiores e suspensão com amortecedor adaptativo.
Bem mais equipado, o novo X4 recebeu faróis em LED de série e central multimídia com tela de 10,25 polegadas, controlada pelos botões no console central, e navegador por GPS. Traz assistentes como aviso de colisão frontal, detector de pedestre e frenagem pós-colisão. Como opcional, ganha controle de cruzeiro adaptativo, detector de ponto cego, assistente de permanência em faixa e câmera de 360°.
A BMW do Brasil, recentemente, prometeu 20 lançamentos para este ano, incluindo carros da Mini e motos da BMW Motorrad. O X4 deve ser um deles, desembarcando no nosso mercado no segundo semestre, com grandes chances de aparecer no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro.