Até 20 mil condutores vão pagar IUC duas vezes em três meses

3 weeks atrás - 13 Novembro 2025, razaoautomovel
Até 20 mil condutores vão pagar IUC duas vezes em três meses
A mudança do calendário do IUC vai fazer com que milhares de portugueses paguem o imposto duas vezes em poucos meses.

As novas regras de pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC), que entram em vigor em janeiro de 2026, vão afetar em particular até 20 mil proprietários de veículos, que terão de liquidar o imposto duas vezes em menos de três meses. Os números foram avançados por associações do setor ao Jornal de Notícias.

A mudança resulta do novo calendário de pagamento do IUC, que passa a fixar fevereiro como o mês único de pagamento, independentemente da data de matrícula do veículo.

Isto significa que quem tiver de pagar o IUC nos últimos meses de 2025, como em dezembro, terá de voltar a pagá-lo em fevereiro de 2026, já no novo regime.

O Governo garante que não se trata de um pagamento duplicado, mas sim de uma transição necessária para alinhar todos os contribuintes ao novo calendário. A Autoridade Tributária confirmou que esta “duplicação” é limitada ao ano de transição.

Como não pagar IUC

Em Portugal, os veículos elétricos estão isentos do pagamento de IUC. Veja aqui vários elétricos usados com garantia desde 10 mil euros.

Até agora, o IUC era cobrado no mês correspondente à matrícula do automóvel, exigindo atenção constante tanto dos contribuintes quanto da Autoridade Tributária.

Pode pagar IUC em duas prestações

A partir de 2026, valores de IUC superiores a 100 euros poderão ser pagos em duas prestações anuais: metade em fevereiro e metade em outubro. Para montantes até 100 euros, o pagamento continuará a ser feito de uma só vez, com prazo até ao final de fevereiro.

O calendário de pagamento é a única alteração prevista para o IUC no próximo ano.

Apoiamos a Ucrânia