Agravamento da situação de saúde pública força adiamento do RallySpirit

24 Setembro 2020 - velocidades

Agravamento da situação de saúde pública força adiamento do RallySpirit

A precisamente um mês do arranque, o RallySpirit, prova incontornável no panorama dos Rally Legends internacionais vai ser, infelizmente, adiado.

Uma decisão justificada pelo visível agravamento das condições de saúde pública do país, no contexto da pandemia COVID-19.

De forma ponderada e responsável, entenderam os responsáveis da X Racing (entidade organizadora e promotora da prova), em conjunto com as autarquias de Barcelos, Porto e Vila Nova de Gaia, fortemente empenhadas no projeto, não estarem reunidas as condições mínimas de segurança em matéria de saúde pública para a realização do evento. Para além da atual conjuntura, acresce principalmente o espetro de um possível agravamento do quadro evolutivo da situação, que, a concretizar-se, obrigaria, à última da hora, ao definitivo anulamento da prova, prejudicando, inclusive, a sua viabilidade futura.

E se é certo que este era um cenário indesejado por equipas, patrocinadores, parceiros, organizador e, sobretudo, pelos muitos fãs que o evento já granjeou, também é da mais clara justiça referir que a possibilidade de adiamento ou anulação ficou, desde sempre, “em cima da mesa”, na eventualidade de uma evolução negativa da situação assim o obrigar, quando, há cerca de três meses, o RallySpirit 2020 foi dado a conhecer.

Mas este não é um “adeus” do RallySpirit, mas sim um “até já”! Assim que as condições o permitam, a prova, que este ano passou a integrar o “Slowly Sideways Europe” (competição que reúne alguns dos melhores Rally Legends mundiais), voltará, certamente, ainda mais forte e emocionante, confirmando as expetativas de que a sua sexta edição tem tudo para ser uma das melhores de sempre.

Inicialmente agendada para 22/24 de outubro deste ano, o evento deverá agora, então, realizar-se durante o primeiro semestre de 2021, mais precisamente entre o final do primeiro trimestre e início do segundo, numa decisão sempre dependente da conjuntura da pandemia.

Pedro Ortigão, um dos responsáveis da X Racing, sublinha: “É com profunda tristeza que somos forçados a adiar a 6ª edição do RallySpirit. Contudo, numa atitude responsável e face ao panorama dos últimos dias e em conformidade com o compromisso desde sempre assumido com todos os intervenientes, esta é a única decisão prudente que podíamos tomar. Mais do que uma prova de componente marcadamente desportiva, o RallySpirit é um evento de envolvência emocional e, infelizmente, essa característica tão peculiar e apreciada, jogou, no atual contexto, contra a prova. O facto de mobilizar milhares de espectadores e promover a sua entusiástica concentração à volta de carros verdadeiramente emblemáticos, aos quais o apelo de proximidade é difícil de resistir, colocaria em perigo a segurança da saúde pública, que tem que assumir sempre estatuto prioritário.”

Para nós, organizadores, este adiamento é um golpe muito duro. A grande imprevisibilidade que existe atualmente é o nosso principal inimigo e traz-nos enormes dificuldades na organização de um evento desta natureza”.

Contudo, com o adiamento do evento para 2021, Pedro Ortigão também faz questão de referir que “fica aberta a porta das emoções para a realização do RallySpirit – caso a situação de saúde pública evolua no sentido positivo – no primeiro semestre de 2021, naquilo que gostaríamos que fosse interpretado como um claro sinal de agradecimento ao apoio de equipas, pilotos e espectadores, que continuam a acreditar e a incentivar o sucesso do RallySpirit”.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha