Adão Pinto junta a Taça ao título de Campeão

23 Novembro 2021 - velocidades

Adão Pinto junta a Taça ao título de Campeão

Pinto, Novo, Machado, Pacheco, Rocha, Rêgo e Borges foram os grandes vencedores do fim-de-semana em Castelo Branco.

Foi com o sol a dar um ar da sua graça e temperaturas um pouco mais altas que este domingo teve lugar o derradeiro dia de competição da Taça de Portugal de Ralicross, prova levada a cabo nas fantásticas instalações da Escuderia Castelo Branco, que assim organizou a segunda visita da modalidade a terras albicastrenses este ano.

Um embate repleto de acção e no qual à partida apenas dois pilotos podiam fazer a dobradinha: Rafael Rêgo (Iniciados) e Adão Pinto (2 Rodas Motrizes), não fossem eles os únicos Campeões de 2021 presentes nesta prova que acabou também por ter a promoção a cargo da GO.NOW Motorsport. Aliás, o jovem Rêgo apresentou-se mesmo como o único com a possibilidade de fazer uma tripla e levar para casa três troféus, isto porque entrou também na luta pela Taça da categoria Júnior de Kartcross.

Desidério que só Adão Pinto, aos comandos do Opel Astra das 2 Rodas Motrizes, logrou conseguir. Mas a tarefa não foi fácil, já que Celmo Guicho, com o Renault Clio, se apresentou muito forte e lutou pela glória praticamente até ao cair do pano. O resultado só não foi outro porque Guicho, fruto da elevada pressão aplicada a Pinto e de alguns toques ligeiros na traseira do Astra, acabou por perder o para-choques do carro francês e, com isso, acabou por reduzir um pouco o andamento para terminar na segunda posição. Já o terceiro lugar ficou a cargo de Luís Moreira, o único piloto aos comandos de um carro de tracção traseira, no caso um BMW 316.

Antes isso, Rafael Rêgo entrou ao ataque, mas acabou por ver-se batido pelo rival Gonçalo Novo poucos metros após a partida. O Campeão em título ainda deu tudo para garantir a dobradinha, mas uma travagem menos bem conseguida no início da terceira volta acabou por selar o resultado final, com Novo a “vingar” o segundo posto no Campeonato com a vitória na Taça, à frente de Rêgo, e com Guilherme Nunes no mais baixo do pódio dos Iniciados.

Ainda assim, Rêgo acabou por conseguir juntar uma Taça do título de Campeão, neste caso com a vitória na Júnior Kartcross. O piloto levou a cabo uma corrida muito calculada e, ao ver-se inicialmente batido por Guilherme Matos e Miguel Gaioso, optou por ir à Joker mais cedo. Uma estratégia que deu frutos, pois ficou com pista livre para rodar com ritmo mais forte e impor-se a Gaioso e Mateus após as idas à Joker destes dois pilotos. Um particular em que Gaioso também foi feliz ao bater in extremis Matos quando este regressou à pista “normal” após a passagem pela Joker.

Muito animada, como não podia deixar de ser, foi a corrida da Super 1600. Com oito pilotos à partida para a final, dois, Nuno Araújo e Sérgio dias, ficaram logo pelo caminho na primeira curva, enquanto Pedro Ribeiro foi o terceiro a ser tocado pelo azar.

Com menos rivais em pista, mas com a mesma competitividade, Jorge Machado foi quem se apresentou mais forte e logrou a conquista da Taça depois de uma corrida isenta de erros, batendo Joaquim Machado, que por pouco não triunfou, e com José Queirós a fechar o pódio.

Também muito disputada foi a Final do Kartcross, com 12 pilotos a darem tudo pela glória, mas com Ivan Piña a apresentar-se como o mais forte e a liderar de início a fim. Atrás dele na corrida, Alexandre Borges foi um tranquilo segundo, o mesmo se podendo dizer de Sérgio Castro, que fechou o pódio. Contudo, Piña retirou o seu Semog do Parque Fechado antes do tempo, o que ditou a desclassificação e a entrega da Taça a Borges e a subida de Rui Nunes ao terceiro posto.

Já na Nacional 1.6, com apenas dois pilotos a alinharem na final, a glória ficou nas mãos de Rafael Rocha, que viu a tarefa ainda mais facilitada pelos problemas de transmissão sentidos por Pedro Rocha.

Também com apenas dois pilotos em pista, a vitória na Super Car acabou por sorrir de forma fácil a Daniel Pacheco. O piloto do Mitsubishi terminou a corrida sozinho, isto porque Tiago Alexandre parou e desistiu com o que pareceu ser um início de incêndio no Peugeot 208.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochevroletchinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuardaGuimarãeshistoryhondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMaseratiMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOdemiraoffroadOlhãoOliveira de AzeméisopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche PanameraPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carreplicarestorationRolls-Roycesafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão João da MadeiraSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila do CondeVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha