Abarth 695 Tributo 131 Rally presta homenagem a lenda dos ralis

8 meses, 4 semanas atrás - 5 Maio 2022, motor24
Abarth 695 Tributo 131 Rally presta homenagem a lenda dos ralis
O Abarth 131 Rally, automóvel que invadiu o imaginário de toda uma geração de entusiastas de automóveis, pode ser visto, uma vez mais, nas estradas de todo o mundo com um novo visual.

No quadragésimo aniversário da sua última corrida, a marca do ‘escorpião’ presta-lhe homenagem com o lançamento de uma série especial, denominada 695 Tributo 131 Rally, limitada a apenas 695 unidades em todo o mundo.

A mais recente versão deste modelo topo de gama é um tributo à história da Abarth no mundo das corridas, as quais sempre fizeram parte do ADN da marca italiana, utilizando a sua participação no desporto para melhorar o desempenho e a fiabilidade.

Recorde-se que o o Abarth 131 Rally, modelo que em 1976 integrou o chamado Grupo 4, tem uma longa presença de seis anos no Campeonato do Mundo de Ralis (1976-1981), com vitórias em 18 ralis internacionais, três Campeonatos do Mundo de Construtores (1977, 1978 e 1980) e dois títulos da Taça FIA de Pilotos de Ralis, através de Markku Alén e de Walter Röhrl.

Para homenagear esse mesmo passado, o Abarth 695 Tributo 131 Rally está equipado com motor 1.4 T-Jet de 180 CV de potência e 250 Nm de binário às 3000 rpm. A velocidade máxima é de 225 km/h e a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em apenas 6,7 segundos. O modelo dispõe de amortecedores Koni FSD em ambos os eixos, bem como de um sistema de travagem dedicado que inclui pinças Brembo em alumínio com quatro êmbolos e discos ventilados de 305 mm à frente e de 240 mm atrás.

A lista de equipamento é complementada pelas jantes de liga leve de 17 polegadas com acabamento brilhante e pelo sistema de escape Record Monza Sovrapposto, uma evolução do sistema Record Monza, agora com quatro saídas sobrepostas verticalmente. O Spoiler ad Assetto Variabile pode ser ajustável em 12 posições, segundo uma inclinação entre 0° e 60°, melhorando a estabilidade em curva e proporcionando uma maior reatividade em estradas mistas. Por exemplo, a um ângulo de 60° e a uma velocidade de 200 km/h, a carga aerodinâmica aumenta até 42 kg.

O Abarth 695 Tributo 131 Rally tem visual com referências específicas ao seu antecessor histórico, tal como a nova pintura bicolor metalizada Blue Rally, de três camadas, que reinterpreta a sua cor original numa tonalidade contemporânea.

Adicionalmente, noutro traço apelativo aos entusiastas, o Abarth 695 Tributo 131 Rally é o primeiro automóvel da marca com os chamados ‘Easter Eggs’ – pequenos detalhes estilísticos que os designers escondem para surpreender os clientes, como a silhueta do 131 Rally inscrita na parte inferior da porta, no tablier de Alcantara e nos encostos de cabeça dos novos bancos.

A pintura é complementada por um tejadilho e pilares pintados em ‘Scorpion Black’. Estão também disponíveis as pinturas monocromáticas “Blue Rally” e “Record Grey”.

No interior, a caracterização desportiva é confirmada pelos bancos em tecido da Sabelt com inserções azuis e costura inspirada nas do automóvel histórico, mas reinterpretada num acabamento moderno.

Support Ukraine