A Peugeot chama-lhe a berlina radical, numa alusão ao estilo que rompe com o 508 anterior e se posiciona no segmento "D" como uma proposta ousada em termos de estética e de ambiente interior. A silhueta é de uma berlina/coupé com cinco portas e sem aros nos vidros. O novo 508 foi projetado para ser o "topo de gama dos generalistas" segundo a marca, que assim mostra as suas ambições de rivalizar com modelos de marcas premium como o Audi A4/A5, BMW Série 3/4 Gran Coupé ou Mercedes-Benz Classe C.
O objetivo é entrar no top 3 das vendas do segmento, que em Portugal é liderado pelo BMW Série 4 Gran Coupé. A Peugeot quer 7% de share deste segmento para o novo 508. A berlina chega ao nosso mercado em Outubro, sendo a versão Diesel 1.5 BlueHDI de 130 cv a que se espera venha a dominar as vendas, estimando-se que represente 78% das unidades a entregar em Portugal, seguida pelo 2.0 BlueHDI de 160 cv. A Peugeot espera que a carrinha, que só vai chegar ao nosso mercado em Janeiro, venha a liderar as vendas do modelo, esperado que dois terços dos compradores optem por esta carroçaria.
Vão estar disponíveis quatro níveis de equipamento: Active, Allure, GT-Line e GT, esperando-se que o GT-Line e o Allure sejam os mais vendidos, com cerca de um terço das vendas para cada um destes níveis intermédios. A caixa de velocidades automática de oito relações será um opcional que a Peugeot espera vir a ser escolhido por 42% dos compradores, uma vez que o seu custo reverá rondar os 2000€. Falando de preços, a tabela definitiva ainda não foi anunciada, mas a melhor estimativa aponta para os 36 000€ para um 508 1.5 BlueHDI de 130 cv no nível Allure.
A Peugeot quer combater as marcas premium, mas não entra em loucuras de escaladas de preços, apesar de a qualidade do produto ter melhorado muito, face ao seu antecessor. Contudo, exclusivamente para venda a empresas, vai existir uma versão Active Business, por menos de 25 000€, para se enquadrar nas listas de "carros de serviço" das empresas portuguesas.
Para ficar a conhecer as primeiras impressões de condução do novo Peugeot 508 1.5 BlueHDI de130 cv, não perca a próxima edição da revista Turbo, nas bancas dentro de dias.