Novo Peugeot 508 já disponível em Portugal

5 years, 11 months ago - 16 December 2018, Auto Monitor
Novo Peugeot 508 já disponível em Portugal
A Rede de Concessionários Peugeot acaba de dar início à comercialização do novo Peugeot 508 com nova arquitetura, novo Peugeot i-Cockpit, novos motores e uma vasta dotação tecnológica.

O novo 508 apresenta-se em Portugal através de uma gama dividida em 5 níveis de equipamento, composta por 6 motorizações já sob a norma Euro 6.2d-temp.

No segmento tradicional das berlinas do segmento D, tem-se assistido, na Europa, durante os últimos quatro anos e após uma década de declínio, a uma estagnação do mercado. Atacadas por todos os lados pela multiplicação de ofertas e de arquiteturas, nomeadamente pelos SUV, as berlinas deste segmento apenas se apresentam através de propostas dos construtores premium, cada vez mais variadas e pronunciadas.

Neste contexto, para o novo Peugeot 508, a ambição dos designers da marca era clara: passar de uma silhueta clássica de 4 portas, com um volume de bagageira, para uma morfologia de coupé de 5 portas, ao melhor estilo fastback. Assim, o novo modelo francês apresenta-se com apenas 1,40 m de altura e com linhas fluidas e aerodinâmicas num espírito coupé.

Na secção dianteira, destaque para a grelha estreita e trabalhada num padrão quadriculado entre as óticas Full LED, inspiradas no PEUGEOT INSTINCT, o mais recente concept car da marca. Com o Leão posicionado no centro da grelha e o logótipo "508" na extremidade do capot, o novo 508 apela à tradição dos seus irmãos mais velhos Peugeot 504 e 504 Coupé.

Visto de perfil, o modelo revela proporções equilibradas. A linha de tejadilho é baixa, alongada e fluida, no mais puro padrão premium, num automóvel de aparência compacta, com um comprimento fixado nos 4,75 m.

As superfícies vidradas tornam a silhueta ainda mais perfeita e revelam portas sem moldura. Nada interfere no perfil dinâmico: não há a típica interferência com o capot, os montantes das janelas ou as molduras das portas, as junções e os afloramentos encontram-se reduzidos graças ao melhor savoir-faire, as rodas foram adaptadas para preencher na perfeição os guarda-lamas, a antena de tejadilho foi suprimida (sendo agora um elemento em serigrafia).

Na traseira, encontramos uma faixa horizontal em preto brilhante, enquadrada pelas óticas traseiras, destacando-se as óticas traseiras Full LED tridimensionais, grupos óticos resultantes do trabalho realizado para os mais recentes concepts da Peugeot, desde o QUARTZ. Iluminados de dia e de noite, com uma intensidade adaptativa, permitem uma leitura permanente e apresentam garras coloridas desde a lateral ao centro da traseira, num conceito simultaneamente identitário, enriquecedor e que inspira confiança.

Coupé de dimensões contidas

Com um comprimento total de 4,75 m, o novo Peugeot 508 posiciona-se entre as berlinas mais compactas do mercado mainstream, aproximando-se da concorrência premium. Embora o seu comprimento tenha diminuído 8 cm face à anterior geração, a distância entre eixos – de 2,79 m – apenas foi reduzida em 2,4 cm, mantendo uma habitabilidade compatível com o tipo de utilização dos clientes do segmento.

As projeções de carroçaria dianteira e traseira foram reduzidas de forma a acentuar a dinâmica da silhueta e aumentar a agilidade em estrada e nas manobras. Assim, o raio de viragem é bem melhor do que o da anterior geração, com menos 1,5 m. Com 10,80 m entre passeios, o novo 508 posiciona-se, desde já, como o melhor do seu segmento, incluindo os modelos de tração traseira. A sua largura de 1,84 m – mais 2 cm do que a anterior geração – mantém-se, contudo, dentro da média do segmento.

É a sua altura de 1,40 m (menos 6 cm face ao modelo antecessor) que o torna tão longilíneo e perfeitamente equilibrado. Esta arquitetura baixa, possível graças à adoção de portas sem molduras, não implica quaisquer constrangimentos em termos da habitabilidade ao nível da cabeça e posiciona, desde já, o modelo como uma das grandes berlinas mais dinâmicas do mercado.

O novo Peugeot 508 beneficia também de uma aerodinâmica notável, com um Cx de 0,26 e um SCx de 0,57 m2. Por fim, as dimensões das rodas acompanham a subida em gama e adaptam-se a cada versão/nível de equipamento. Com medidas de 16 a 19 polegadas, estão disponíveis 8 propostas de jantes em toda a gama.

Habitabilidade otimizada

Graças à sua arquitetura otimizada, o novo Peugeot 508 apresenta, simultaneamente, dimensões compactas e um habitáculo adaptado ao tipo de utilização dos clientes deste segmento. Assim, se o espaço ao nível da cabeça é comparável à de um Audi A5 Sportback, a largura ao nível dos cotovelos nos lugares dianteiros atinge 1,455 m, ou seja, mais 5 cm do que no modelo alemão. O mesmo se passa nos lugares traseiros, onde o espaço disponível ao nível dos joelhos dos passageiros é mais generoso em 3 cm. Ao nível do comprimento, as cotas dos dois modelos são, portanto, rigorosamente iguais.

No que respeita à bagageira, para além do seu volume de 487 litros, destaca-se também uma funcionalidade inteligente graças ao seu portão traseiro "Easy Open". Este tipo de abertura permite otimizar as operações de colocação de bagagem/volumes, num espaço de volume global integralmente visível desde a abertura, graças a uma chapeleira Full Access desmontável, em que uma parte é solidária com o portão traseiro. Com as suas formas simples, a totalidade do volume disponível é mais facilmente aproveitável dado que o piso da bagageira é mais baixo e mais largo do que na geração anterior.

No campo da modularidade, conta com bancos traseiros rebatíveis assimetricamente (2/3 -1/3) e abertura para esquis integrada no apoio de braços central traseiro. Com os bancos traseiros rebatidos, a bagageira disponibiliza uma capacidade de 1.537 litros, contando com o aproveitamento total do espaço livre até ao tejadilho.

PEUGEOT i-Cockpit

Tendo surgido em 2012 no Peugeot 208, o sistema tem evoluído ao ritmo e à medida das criações da marca – Peugeot 2008, Peugeot 308 e nos SUV Peugeot 3008 e 5008 – sendo já três as gerações do PEUGEOT i-Cockpit que se impuseram como forte indicador das produções da Marca, que tem como elementos essenciais um volante compacto; um grande touchscreen HD capacitivo com 10 polegadas de largura, com formato 8/3; e um painel de instrumentos tipo head-up display, digital e de alta resolução com 12,3''.

Inteiramente parametrizável e personalizável (tem 6 modos de visualização diferentes), este painel está posicionado sobre o aro do volante e agrupa, bem no eixo de visão para a estrada, todas as informações úteis à condução (incluindo a inédita visão noturna), contando com um touchscreen central perfeitamente integrado no tablier, praticamente ao mesmo nível do painel de instrumentos.

Bem em evidência na consola central, o comando da caixa automática de 8 velocidades é de funcionamento elétrico por impulsos. O seu design reforça ainda mais a modernidade do posto de condução e é parte integrante – juntamente com as patilhas no volante – do prazer de condução.

Equipamentos e de ajudas à condução

O novo Peugeot 508 oferece um conjunto de ajudas à condução de última geração em resposta, designadamente, às exigências dos testes de colisão EuroNCAP, cada vez mais elevadas como sistema de visão noturna (Night vision) inédito no segmento; travagem automática de emergência de última geração (deteta peões e ciclistas, de dia e de noite, até 140 km/h) e alerta de risco de colisão; alerta ativo de transposição involuntária da faixa (ou da berma); alerta de atenção do condutor por câmara; assistente automático de máximos; reconhecimento dos sinais de velocidade e de recomendação; ajuda à manutenção da posição na via de circulação (associado ao ACC Stop & Go); e sistema ativo de vigilância do ângulo morto, entre outros.

Inédito no segmento, o sistema de visão noturna utiliza uma câmara de infravermelhos e permite a deteção de seres vivos à frente do veículo, de noite ou com visibilidade reduzida. A introdução do sistema garante a deteção até aos 200/250 m, para além do alcance das luzes de máximos, com uma visualização da visão de infravermelhos na instrumentação digital, no campo de visão do condutor.

Em condução urbana, o condutor dispõe, também, de sistemas de assistência para algumas manobras, como o Visiopark 2(visão a 360°) ou mesmo a última geração do Full Park Assist com função perimétrica Flankguard (apenas com a caixa automática EAT8). Neste caso, o sistema gere automaticamente a direção, acelerador e travões para entrar e sair do lugar de estacionamento.

Nos equipamentos conectados, destaque para a função Mirror Screen, compatível com os protocolos MirrorLink®, Android Auto e Apple Carplay e com reconhecimento de voz (via smartphone); e carregamento de smartphones por indução (aparelhos compatíveis com a norma Qi).

O pack PEUGEOT Connect está incluído na navegação 3D conectada comTomTom Traffic e alarga-se agora às possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, em três domínios: navegação e segurança (PEUGEOT Connect SOS & Assistência), e manutenção (serviços telefónicos dos packs PEUGEOT Connect).

Eficiência e performance

Seja a arquitetura do automóvel, o desenho da carroçaria, a otimização das dimensões, a redução de peso, a aerodinâmica ou os grupos propulsores, tudo foi desenvolvido com o objetivo de obter valores inéditos de emissões de CO2.

Antecipando a futura norma europeia Euro 6.2d-temp, mais condicionadora, nomeadamente no domínio das emissões, o novo PEUGEOT 508 beneficia de uma nova geração de motores PureTech e BlueHDi (com tecnologia SCR) cumpridora dessa regulamentação, apresentando-se com valores de emissões de CO2 best in class.

Estas performances são ainda mais notáveis, dado que têm em conta os novos requisitos técnicos da norma WLTP, que consiste na harmonização entre os consumos homologados e os consumos obtidos em utilização pelos clientes.

Na oferta a gasolina são duas as novas propostas elaboradas com base no motor 1.6 PureTech: 180 CV EAT8 e 225 CV EAT8 (unicamente na versão GT). Associada a modo sport da suspensão pilotada, esta proposta assegura o brio e a capacidade de resposta dignos da assinatura GT.

Na gama Diesel estão disponíveis quatro opções construídas com base nas motorizações 1.5 e 2.0 BlueHDi: 130 CV CVM6, constitui o acesso à gama e a única versão com caixa mecânica de seis velocidades; 130 CV, 160 CV e 180 CV EAT8.

508 em Portugal

A gama em Portugal é constituída pelos níveis Active, Allure, GT Line e GT.

Logo desde o nível de entrada, o Active apresenta de série o Touchscreen de 8'' com Bluetooth e entrada USB, sensor de luz e chuva, Jantes em liga leve de 17", Cruise Control Programável e Ajuda ao estacionamento traseiro. O coração de gama Allure acrescenta, entre outros, equipamentos como o touchscreen de 10", Navegação Conectada 3D, ajuda ao estacionamento à frente, Pack Safety Plus, câmara de visão traseira. Versões mais desportivas, o GT Line e GT, apresentam um design exclusivo e ainda mais equipamento de série como Faróis Full LED, i‑Cockpit Amplify e jantes de 18'' (GT Line) ou 19'' (GT).

Support Ukraine