Também conhecido como EJS1 ou E-S1, este pequeno citadino 100% elétrico foi inicialmente lançado no mercado chinês, ainda em 2018, pela mão da joint-venture criada entre a SEAT e a JAC Volkswagen Automotive.
Entretanto e já em 2022, o modelo iniciou a sua internacionalização, passando a estar disponível nalguns mercados da América da Latina. Motivo pelo qual foi colocado à prova, no que à segurança diz respeito, pela congénere latina do europeu Euro NCAP.
Contudo e uma vez submetido aos testes de colisão, o JAC E10x acabou chumbando em praticamente toda a linha, com 0,00 por cento em 100 na protecção para ocupantes adultos, 6,34 por cento na protecção para crianças, 20,25 por cento na protecção de peões e outros utilizadores vulneráveis da estrada, e 6,98 por cento no capítulo do sistemas de segurança oferecidos. Sendo, por isso, descrito como, “amigo do Ambiente, mas um perigo para a vida humana”.
A justificar estas considerações e segundo também revela o Latin NCAP, surge, desde logo, o facto de, no teste de embate frontal, o veículo elétrico nem sequer ter cortado, de forma automática, a corrente. O mesmo tendo acontecido, de resto, no teste em que o veículo recebe um embate lateral.
De resto e para piorar as coisas, o Latin NCAP aponta ainda o desgaste excessivo dos pneus, durante os testes ao Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESP), e que, terá, inclusivamente, obrigado a interromper o teste.
Aliás, vale a pena também referir que o JAC E10x, produzido para a China e México, contabiliza não mais que dois airbags, além de propor o ESP apenas como opcional. Não admitindo, sequer, a possibilidade de incluir soluções cada vez mais vulgares, como é o caso da travagem autónoma de emergência, do alerta de saída da faixa de rodagem ou do Cruise Control.
Sujeito aos testes de impacto frontal, lateral e traseiro, assim como em capítulos como a protecção de peões, em caso de atropelamento, ou ainda a oferta em termos de sistemas de segurança, o Latin NCAP concluiu que o JAC E10x “revelou uma estrutura instável, em particular, em caso de impacto frontal, com prejuízo maior para a zona dos pés e do tórax do condutor. O que resulta numa elevada probabilidade de lesões, com risco da própria vida, motivando assim zero pontos na segurança para ocupantes adultos”.
Kia Sportage e Mitsubishi Outlander também testados
A terminar, referir, ainda, que o Latin NCAP testou, igualmente, nesta última bateria de testes em 2022, as versões para a América Latina e Caribe do Kia Sportage e o Mitsubishi Outlander, os quais obtiveram resultados bastante melhores e, principalmente, o segundo, o qual recebe a classificação máxima de cinco estrelas.
Já o Sportage para a América Latina, terminou com um total de três estrelas.
Já na Europa, a versão europeia deste mesmo Kia conquistou a classificação máxima de cinco estrelas, o mesmo acontecendo com o Outlander.