A Toyota revelou o Land Cruiser FJ, o novo membro mais compacto da icónica família Land Cruiser.
O modelo, que será apresentado ao público no Salão de Tóquio a 29 de outubro, promete manter o ADN de robustez e capacidades fora de estrada do “irmão”, mas com dimensões mais contidas e um foco na versatilidade.
No exterior, o design segue a mesma linguagem robusta da gama Land Cruiser, com linhas quadradas, proteções para a carroçaria e um pneu suplente no portão traseiro.
Contudo, o destaque aqui vai para os novos painéis MOLLE, concebidos para aumentar a personalização exterior.
Em linha com isto está a possibilidade de escolher entre faróis retangulares ou redondos, sem esquecer os cantos para-choques desmontáveis para facilitar reparações.
Passando para o interior, o FJ combina tecnologia e funcionalidade, com dois ecrãs digitais para o painel de instrumentos e sistema de infoentretenimento, botões físicos e um grande seletor para a caixa de velocidades.
Igual, mas diferente
Apesar de partilhar o nome com o lendário todo-o-terreno da marca japonesa, o Land Cruiser FJ assenta na plataforma da Toyota Hilux Champ, uma versão mais acessível da famosa pick-up.
Hilux Champ vai ser a versão de acesso da Toyota às pick-up
Com uma distância entre eixos de 2,58 metros, é 27 centímetros mais curto do que o Land Cruiser 250, e mede 4,57 metros de comprimento, 1,85 metros de altura e 1,96 metros de largura.
Contudo, apesar do tamanho mais curto, a marca garante que o FJ mantém as capacidades de todo-o-terreno dignas do nome Land Cruiser, oferecendo uma altura ao solo de 215 mm, ângulo de ataque de 31º e um ângulo de viragem de 5,5 metros.
Sem planos para a Europa
Debaixo do capô, encontra-se o mesmo motor da Hilux Champ: um motor de 2,7 litros de capacidade com quatro cilindros a gasolina, debitando 167 cavalos e 245 Nm de binário através de uma caixa automática de seis velocidades e de um sistema de tração integral parcial.
E é exatamente por isso que não vem para a Europa. Assim como a Hilux Champ (modelo a partir do qual deriva), o Land Cruiser FJ não será vendido na Europa nem na América do Norte devido à falta de conformidade com as normas de emissões e de segurança.
De acordo com as declarações do engenheiro-chefe da Toyota, Masaya Uchimaya, à Automotive News Europe, o modelo será lançado em meados de 2026 no Japão, antes de chegar aos restantes mercados emergentes como o Sudeste Asiático, África, Médio Oriente e América Latina. Não existem planos para a Europa ou América do Norte.
Notícias Relacionadas