Posicionado entre o Stonic e o Sportage, o XCeed recebeu uma atualização para o modelo de 2023. Entre as novidades destaque para o nível de equipamento GT-Line que faz a estreia neste modelo.
O XCeed recebeu os mesmos apontamentos desportivos já conhecidos da berlina de dois volumes, mas agora esta versão com maior altura ao solo também é disponibilizada com pintura verde na carroçaria e jantes de 18 polegadas com duas cores.
Como anteriormente, a altura do XCeed é 44 mm superior à do Ceed e a altura ao solo de 184 mm com as já referidas jantes de 18” ou 172 mm com as de 16”. A distância entre-eixos é igual (2605 mm), mas as projeções dianteira e traseira são mais longas, 25 mm e 60 mm, respetivamente. Em comparação com a berlina de dois volumes, apenas as portas dianteiras são comuns a ambos os modelos.
As atualizações de estilo incluem o novo logotipo da Kia, novas luzes traseiras com o elementos hexagonais reservados para o nível de equipamento GT-Line, falsas saídas de escape, grupos óticos mais nítidos e um pára-choques redesenhado.
Apontamentos GT-Line
O interior conta com bancos desportivos, um volante cortado em baixo, pedais em alumínio. O XCeed também recebe um punho da caixa de velocidades com revestimento em pele perfurada e um pequeno logotipo vermelho “GT” com letras em branco “Line” na parte interior do volante.
As motorizações incluem o motor de três cilindros sobrealimentado de 1,0 litros com potência de 120 cv e binário de 172 Nm. Igualmente disponível está o bloco de 1,5 litros com 160 cv e um 1,6 litros, oriundo do Ceed GT e do ProCeed GT com 200 cv. Este último está associado a uma caixa de dupla embraiagem de sete relações, permitindo acelerar dos 0 aos 100 km/h em 7,5 segundos.
A gama de motorizações compreende igualmente um diesel de 1,6 litros com tecnologia microhíbrida que oferece 134 cv de potência e 280 de binário em associação com uma caixa manual de seis velocidades e um binário de 320 Nm com transmissão de dupla embraiagem de sete relações. O sistema microhíbrido permite reduzir as emissões até 10%.
PHEV com autonomia de 60 km
O XCeed também será disponibilizado numa versão híbrida com carregamento externo (PHEV), constituída por um motor a gasolina de 1,6 litros, um motor elétrico de 44,5 kWh, uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades e uma bateria de iões de lítio de 8,9 kWh. A potência combinada é de 140 cv e a autonomia elétrica em meio urbano de até 60 quilómetros.
O renovado Kia XCeed estará à venda na Europa a partir de setembro e contará com a habitual garantia de sete anos ou 150 mil quilómetros.