A prova terá como partida simbólica a Praça da República, em Amarante, de onde partirão os concorrentes para as Provas Especiais de Classificação (PEC) que se desenrolarão nas serras do Marão e Aboboreira.
O rali é composto por um total de 396,21 quilómetros dos quais 115,80 são repartidos por 11 PEC disputadas nos concelhos de Amarante e de Baião. As respetivas autarquias são as principais patrocinadoras da prova organizada pelo Clube Automóvel de Amarante (CAA).
"Vamos ter classificativas com traçados bastante seletivos, bons pisos, com algumas zonas rápidas e, sobretudo, com as paisagens fantásticas do Marão, do Douro e do vale do Tâmega, como palco. Trabalhamos com o objetivo de fazer um rali de referência e espero e desejo que quem vá para estrada sinta esse trabalho", explica António Jorge, Presidente do CAA.
O rali sai para a estrada às 16.55 horas horas do dia 21 de setembro para a disputa das duas primeiras passagens pelas classificativas Marão 1 e Marão 2, seguindo-se a Super-Especial de Amarante para terminar o primeiro dia de prova.
No sábado, o primeiro concorrente regressa à estrada para disputar a primeira classificativa do dia às 10.55 horas. A manhã vai ser preenchida com a dupla passagem por Baião Vida Natural e por Teixeira e Teixeiró. A tarde vai ser preenchida com as passagens duplas por Carvalho de Rei e por Rota do Vinho Verde.
A prova com um historial de cerca de 30 anos é pela primeira vez inserida no campeonato nacional de ralis.
"As edições anteriores do Rali Amarante Baião eram disputadas em pisos de terra e temos ótimas classificativas em terra e muitos quilómetros de prova que ajudam a que o Rali de Portugal seja o que é hoje. A FPAK lançou-nos o desafio de organizarmos um rali em setembro, em piso de asfalto e acho que não podíamos descartar a hipótese. Estamos no Nacional, na principal competição de ralis de Portugal e esse desafio foi encarado como todos os outros: fazer bem" - refere António Jorge.
O Rali Amarante Baião pontua para os Campeonatos de Portugal de Ralis (CPR), de Portugal de Ralis Duas Rodas Motrizes (CPR 2WD), Clássicos de Ralis (CPCR), GT de Ralis (CPGTR), Iniciados de Ralis (CPIR), Campeonato Norte de Ralis (CNR), Copa 106, Challenge 1000 e Taça FPAK de Ralis (TFR).
Notícias Relacionadas