Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã

26 Novembro 2018 - Auto Monitor

Primeiro Porsche 911: Uma obra-prima alemã

No dia 27 de novembro, a oitava geração do Porsche 911 vai fazer a sua estreia mundial em Los Angeles – 55 anos após a apresentação do modelo 911 original.

A lenda nasceu no Salão Automóvel de Frankfurt (IAA): a 12 de setembro de 1963, a Porsche apresentou o tão esperado sucessor do 356. O novo automóvel desportivo, originalmente conhecido como 901, segue-o nos passos do sucesso.

Para refletir a ambição da marca, a Porsche participa agora numa liga mais elevada com o novo modelo: motor Boxer com seis cilindros ao invés de quatro cilindros, refrigeração a ar na melhor tradição da marca, mas desenvolvendo 130 CV. Quando o novo modelo chegou ao mercado, em 1964, ganhou o nome 911 – resultado de uma discussão sobre os direitos de nome com o construtor de automóveis Peugeot.

O 911 foi rapidamente aceite como um Porsche "genuíno", porque a performance do novo automóvel desportivo excedeu todas as expetativas. E assim ficou preparado para uma carreira de sucesso inigualável. A expansão da gama 911 continuou. Em 1965, a Porsche respondeu de uma forma tipicamente pragmática a uma discussão nos EUA onde se colocava os descapotáveis como perigosos: a marca lançou o 911 Targa como o primeiro "descapotável seguro", apresentando um arco de segurança com 20 centímetros de largura, tejadilho removível e uma pequena capota traseira.

Isto ficou conhecido como "soft window". Seguiu-se uma janela traseira panorâmica com vidro aquecido. O nome da variante descapotável – "Targa" – nasceu a partir da corrida de resistência, Targa Florio, na Sicília, a qual a Porsche já tinha vencido por quatro vezes. Em 1966, outro ícone de design fez a sua estreia mundial a par com o 911 S de 160 cv: a jante Fuchs. Provavelmente a jante mais famosa na indústria automóvel, entrou num novo território em termos tecnológicos: ao ser forjada a partir de uma única peça, tornou-se muito mais leve.

Novas versões surgiram no outono de 1967: o 911 T, com 110 CV, encaixou-se na gama entre o modelo de topo, o 911 S e o 911 E – o sufixo "E" refere-se a injeção mecânica de combustível. Isto tornou-se muito claro: com estas versões, a Porsche foi o primeiro construtor automóvel alemão a cumprir os estritos regulamentos de emissões dos EUA.

A melhoria contínua do Porsche de 2+2 lugares alcançou uma meta em meados de 1968: a partir do ano modelo 1969, a distância entre eixos da primeira geração do 911 cresceu 57 milímetros até aos 2.268 milímetros. Inicialmente, isto deu ao automóvel desportivo de motor traseiro um comportamento mais tranquilo.

A era do motor de 2.0 litros terminou em 1969: mais quatro milímetros no diâmetro elevaram a cilindrada até aos 2.195 cm³. Com o ano modelo 1972, a cilindrada cresceu ainda mais, até aos 2.4 litros, mas o automóvel desportivo agora capaz de utilizar gasolina comum. A potência subiu dos 130 para os 190 CV no 911 S.

O 911 Carrera RS 2.7 tornou-se a sua própria lenda com a sua asa traseira "duck-tail". Este automóvel desportivo pesa apenas 1.000 quilogramas, desenvolve uma potência 210 CV e alcança uma velocidade máxima acima dos 245 km/h. No total, saíram apenas 1.525 unidades da fábrica de Zuffenhausen.

Esta versão coroou a primeira geração do 911. Foram produzidos um total de 111.995 911s originais entre 1963 e 1973.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha