Primeiras imagens. Novo Kia EV5 mostra-se pronto para produção

8 months, 1 week atrás - 19 Agosto 2023, turbo
Primeiras imagens. Novo Kia EV5 mostra-se pronto para produção
Apontado como o próximo SUV compacto elétrico da Kia, o EV5 acaba de ser inesperadamente desvendado, naquela que será a sua versão de produção, através de imagens não oficiais. Mas que não impedem o alinhamento estético com o concept mostrado já este ano.

Embora com apresentação oficial agendada apenas para dentro de alguns dias, o novo Kia EV5 acabou antecipadamente desvendado, mais uma vez, por obra e arte do Ministério da Indústria e da Tecnologia de Informação da China.

Responsável pela aprovação, para comercialização, de todos automóveis novos na China, país onde, de resto, este EV5 também será produzido, o organismo estatal acabou, assim, estragando a surpresa, ao divulgar aquelas que são as primeiras imagens da versão final de produção, do novo crossover elétrico da marca sul-coreana.

Com comercialização prevista, não apenas para o mercado chinês, mas para várias outras latitudes, Europa incluída, este novo Kia elétrico confirma-se, assim, como um modelo de linhas exteriores fortemente marcantes, que não só pouco diferem da imagem desvendada pelo concept apresentado já em 2023, como também seguem a linguagem de design estreada no bem maior EV9.

Como únicas diferenças face ao concept, os retrovisores exteriores, bem maiores; as trancas das portas, destacáveis; a porta para carregamento das baterias junto à cava da roda dianteira, maior nas dimensões; e o design da iluminação frontal diurna, ligeiramente alterada.

Com dimensões exteriores que passam pelos 4,65 m de comprimento, 1,87 m de largura, 1,71 m de altura e 2,75 m de distância entre eixos, e que também antecipam um posicionamento muito parecido ao do Sportage, o EV5 mantém, ainda, o mesmo design nas jantes, embora com dimensões mais contidas – enquanto as do concept eram de 21 polegadas, as do carro de produção ficam-se pelas 18 e 19 polegadas.

Com motor Vitesco e bateria BYD
Relativamente aos aspectos técnicos e uma vez que o EV5 tem por base por a arquitectura E-GMP, a garantia de soluções como é o caso de uma suspensão dianteira do tipo McPherson, com Multilink atrás, enquanto, a impulsionar o crossover, surge um só motor elétrico, fornecido pela empresa Vitesco Automotive Electronics, a debitar 218 cv de potência e 310 Nm de binário. Ambos encaminhados, exclusivamente, para as rodas da frente.

Nas prestações, a promessa de uma velocidade máxima de 185 km/h, graças, também, a uma bateria Blade de fosfato de ferro e lítio, fornecida pela chinesa BYD. Cuja capacidade ou autonomia não foram, no entanto, ainda divulgadas.

No futuro, o crossover também poderá vir a dispor de uma variante com dois motores, a garantir tracção integral permanente.

Produção a cargo de joint-venture
A terminar, recordar, apenas, que a produção deste EV5 está agendada para Yacheng, na China, numa infraestrutura criada a partir de uma joint-venture entre a Kia e a chinesa Yueda.

Quanto à apresentação oficial do crossover elétrico, está prevista para o dia 25 de agosto, durante a próxima edição do também chinês Chengdu Motor Show.

Apoiamos a Ucrânia