Primeira imagem. Toyota “mostra” SUV 100% elétrico para a Europa

8 Dezembro 2020 - turbo

Primeira imagem. Toyota “mostra” SUV 100% elétrico para a Europa

A Toyota acaba de divulgar a primeira imagem daquele que será o seu futuro SUV elétrico, a lançar já no próximo ano de 2021.

E que, recorrendo a uma plataforma específica, será também, segundo o construtor, o primeiro de toda uma nova gama de veículos elétricos que, rapidamente, conhecerá a luz do dia.

Ainda sem nome, este novo SUV 100% elétrico exibirá, segundo a Toyota, dimensões semelhantes às do atual RAV4, embora recorrendo a uma plataforma totalmente nova e específica para veículos elétricos.

Ainda de acordo com a marca nipónica, este novo SUV será concebido, pensando especificamente nos mercados europeus, ainda que a construção esteja prevista para o Japão.

O novo SUV elétrico será o primeiro de seis novos modelos zero emissões, todos eles construídos com base na nova plataforma e-TNGA, desenvolvida, pela Toyota, em conjunto com a Subaru.

Segundo os seus criadores, a nova plataforma foi concebida com o propósito de ser altamente configurável e adaptável, podendo ser utilizadas em veículos de várias formas e dimensões. Assim como para veículos de tracção dianteira, traseira ou de quatro rodas motrizes, graças à possibilidade de colocação dos motores elétricos em qualquer um, ou ambos, os eixos.

Quanto às baterias, a nova plataforma também admite uma extensa lista de possibilidades.

A Toyota garante ainda que, graças ao conhecimento reunido, ao longo dos anos, com os seus híbridos, será capaz de oferecer, nesta nova proposta elétrica, não apenas autonomias maiores, como uma maior duração no tempo de vida das baterias.

Segundo o director para o Desenvolvimento de Produto da Toyota Europe, Andrea Carlucci, o futuro SUV elétrico será uma proposta “muito europeia no ADN e design”. Já quanto à escolha das dimensões do RAV4, também para este modelo, o mesmo responsável explica que tal deriva do facto deste novo elétrico pretender ser “um modelo global, a procurar oferecer o melhor equilíbrio entre aquelas que são as diferentes necessidades de cada região”.

Parece-nos óbvio que existe uma procura cada vez maior pelos modelos mais compactos, sendo que, será exatamente a isso que procuraremos responder, com outros modelos, no futuro”, acrescenta Carlucci.

Seis EV’s… e muito mais
Recorde-se que a Toyota já revelou várias aplicações para a nova plataforma e-TNGA, das quais fazem parte um SUV compacto a desenvolver com a Suzuki, um crossover, um SUV de dimensões maiores, um sedan e um MPV. Sendo que a Toyota tem vindo a desenvolver também a tecnologia de baterias de estado sólido, tendo planos, segundo algumas fontes, para estrear esta solução revolucionária num elétrico “de produção em massa”, a lançar já na primeira metade da década de 2020″.

A par deste novo SUV 100% elétrico, a marca britânica pretende lançar, ainda, versões elétricas dos seus modelos Proace e Proace City, já em 2021, ao mesmo tempo que assume não desejar deixar para trás outras soluções eletrificadas já em uso, como é o caso dos híbridos e híbridos plug-in, além dos modelos já conhecidos a hidrogénio.

Objectivos definidos
Mercê de toda esta oferta, a Toyota assumiu já como objectivo chegar a 2025, vendendo um total de 5,5 milhões de veículos eletrificados por ano.

De resto e só na Europa, a Toyota tem já previsto lançar, até 2025, mais de 60 modelos eletrificados, novos e renovados, de forma a que só as vendas de híbridos, ultrapassem os 70% da totalidade de carros comercializados. Sendo que, dos cerca de 30% restantes, mais de 10%, deverão ser PHEV, 100% elétricos (BEV) e a pilha de combustível (FCEV).

A par do crescimento no número de modelos eletrificados, uma subida, igualmente, na oferta SUV, a qual, neste momento, conta já com propostas como o Yaris Cross, C-HR, RAV4, Highlander e Land Cruiser.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha