Para atacar o Dakar 2022. Audi apresenta o RS Q E-Tron

27 Julho 2021 - turbo

Para atacar o Dakar 2022. Audi apresenta o RS Q E-Tron

Depois da Volkswagen ter feito do ID.4 uma proposta de bajas, eis que, agora, é a Audi que volta a anunciar a intenção de estar à partida para o Rally Dakar 2022, desvendando o carro com que se apresentará à partida – um revolucionário RS Q E-Tron.

Todo-o-terreno que é, também e segundo a marca, um “eletrizante laboratório de testes de alta tecnologia”, com o qual, ainda assim, a marca promete lutar pela vitória à geral!

Aliás e sobre este protótipo, que se encontra ainda em fase de testes, é o próprio responsável máximo pelo projecto, Andreas Roos, a recordar que o Audi RS Q E-tron irá enfrentar “o maior desafio que um sistema de propulsor elétrico com que pode deparar-se”. Desde logo, por ter de cumprir uma média de 800 km por dia, durante duas longas semanas.

De resto e também por causa deste desafio diário, que obriga a ter uma solução de carregamento a bordo, a marca dos quatro anéis decidiu equipar o RS Q E-tron com o quatro cilindros 2.0 litros Turbo a gasolina, usado, outrora, no RS5 DTM. Mas que, neste novo modelo e ao contrário do que acontecia no RS5, não tem qualquer ligação às rodas, sendo usado, sim, como gerador, para carregar um pack de baterias de 50 kWh e 370 kg. Esta última, desenvolvida em conjunto com um parceiro não identificado.

Ainda de acordo com a Audi, este quatro cilindros funcionará a “velocidades particularmente eficientes”, entre as 4.500 e as 6.000 rpm, contribuindo, entre outros aspectos, para emissões de CO2 na ordem das 200g/km, por cada kWh de carga ganho pela bateria. Carregamento para o qual também contribui, de resto, a presença de um sistema de travagem regenerativa.

Pelo contrário, encarregues de fazer movimentar as rodas, surgem dois motores elétricos, ambos importados do monologar de Fórmula E de 2021, e que neste modelo para o Dakar, surgem dispostos um em cada eixo, a anunciarem uma potência conjunta estimada de 680 cv. Valor que tem, no entanto, ainda de ser aceite pela organização do Dakar, a qual ainda não revelou que tipos de limites vai impor, em termos de potência dos carros, para a edição de 2022. 

A somar a estes dois propulsores, que apresentam a particularidade de não estarem ligados entre si, mas contarem com um software de distribuição de binário que acaba desempenhando o mesmo papel de um diferencial central convencional (ajuda também a economizar peso e espaço), uma terceira unidade, que serve como um conversor de energia, entre a bateria e o motor de combustão.

No comunicado em que dá conhecer este RS Q E-Tron, a Audi afirma, ainda, que pretende ser “o primeiro fabricante de automóveis a usar um sistema de transmissão eletrificado, em combinação com um conversor de energia eficiente, para competir e lutar pela vitória na classificação geral,  contra concorrentes com sistemas de propulsão convencionais, naquele que é o rali mais difícil do mundo”.

Já o chefe de desenvolvimento de projectos de competição na Audi Sport, Stefan Dreyer, deixou a garantia de que, todo o conhecimento que vier a ser reunido com este projecto, “fluirá para os modelos de produção futuros. Até porque, recordou, a equipa de desenvolvimento de automóveis de passageiros, está envolvida no RS Q E-tron.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha