Uma criação única, também com propósito comemorativo, e que até já tem dono definido…
Baseado no já bem conhecido Giulia Quadrifoglio V6, elevado à variante mais exclusiva que o GTAm, o Alfa Romeo Giulia SWB Zagato destaca-se do primeiro, desde logo, devido ao trabalho realizado pelo conhecido estúdio de design Zagato, o qual operou uma verdadeira revolução nas linhas exteriores deste desportivo de dois lugares, cujo corpo é fabricado, quase só, em fibra de carbono.
Aproveitando as alterações feitas ao nível da base rolante e, desde logo, o encurtar da distância entre eixos, o Giulia SWB Zagato troca, assim, as quatro portas da berlina, por apenas duas, com estas a perderem, inclusivamente, as pegas, substituídas por botões os pilares B, ao mesmo tempo que, ao nível da estética, vai buscar inspiração a modelo históricos da marca de Arese, como é o caso do SZ. Acrescentando-lhe, a partir daí, soluções assumidamente modernas, como é o caso do design das ópticas frontais em LED de três pontos, idênticas às do facelift do Giulia já para 2023.
Ainda na frente, um capot marcado por entradas de ar, a começar, bem lá na frente, enquanto, no tejadilho, outros dos elementos identificativos da Casa Zagato, como é o caso do tejadilho de bolha dupla.
Já na traseira, uma imagem a fazer lembrar o Giulia TZ, mas também sem a generosa asa traseira que faz parte do GTAm, optando, antes por um difusor mais expressivo, com aletas verticais duplas, a lateralizarem as também duplas saídas de escape.
Relativamente ao “coração” que pulsa debaixo do capot dianteiro, mantém-se o V6 2.9 Twin-Turbo apurado segundo as especificações GTAm, o que significa que consegue anunciar uma potência máxima de 540 cv, a par de um binário de 660 Nm. Sendo que, a apoiar estes números, surge, já não a transmissão automática de oito velocidades do GTAm, mas uma bem mais “orgânica” caixa manual de seis de velocidades.
Sinónimo de 100 de anos de colaboração
Ainda sobre a participação da Zagato neste projecto, vale a pena mencionar que o atelier de design italiano, não só participou, como foi, inclusivamente, o principal promotor. Neste caso, com a intenção declarada de assinalar os 100 anos de colaborações com a Alfa Romeo.
Depois de, ainda em 1921, ter ajudado a criar o Tipo G1, a Zagato decidiu aceitar, 100 anos depois, um pedido feito por um seu cliente alemão, coleccionador inveterado de carros especiais e únicos, e que, inclusivamente, já possui um SZ e um 8C Competizione. Isto, além de vários Aston Martin assinados pelo fabricante de carroçarias transalpino e os mais recentes produtos Alfa Romeo.
Contactada a Alfa Romeo, o desafio acabou recebendo luz verde também da marca italiana, resultando naquele que é o único Alfa Romeo Giulia SWB Zagato.
De resto e depois de ter sido o protagonista das imagens que acompanham este artigo e que foram captadas no circuito ‘La Pista‘, em Arese, Itália, o Giulia SWB Zagato será agora entregue ao seu legítimo dono. Cujo nome, tal como preço que pagou por esta “jóia”, não foi, contudo, revelado…