
A Nissan entrou oficialmente no mundo dos híbridos plug-in e fê-lo com um modelo inesperado: uma pick-up. Chama-se Frontier Pro PHEV, foi revelada no Salão de Xangai e é o primeiro híbrido plug-in de sempre da marca japonesa.
Desenvolvida na China, mas com ambições internacionais, representa um passo importante na estratégia de eletrificação da Nissan, no segmento dos veículos de trabalho.
O sistema híbrido plug-in destaca-se, desde logo, pela potência e binário: mais de 300 kW (408 cv) de potência máxima combinada e 800 Nm de binário. Números que resultam da combinação de um motor de quatro cilindros turbo a gasolina de 1,5 litros com um motor elétrico e uma bateria de 30 kWh. A autonomia máxima em modo elétrico ultrapassa os 135 km… no extinto ciclo NEDC.
Tem ainda um sistema de tração integral «inteligente» que é capaz de controlar automaticamente a distribuição de binário entre o eixo dianteiro e traseiro.
Por cá tivemos a Navara como representante da Nissan nas pick-up
Frontier é um nome bastante conhecido no mercado norte-americano, mas este novo modelo pouco ou nada tem a ver com o que é vendido lá — curiosamente, esta Frontier não deverá chegar aos EUA, por culpa da guerra das tarifas entre os dois países.
A Nissan Frontier Pro PHEV é maior em todas as direções que a Frontier norte-americana e o desenho não se equipara a nada que a marca já possa ter criado neste segmento.
Destaca-se pela frente futurista e pelo original sistema de iluminação em LED, que no topo é composto por vários segmentos horizontais a toda a largura da frente, evocando o desenho da Nissan Pick-up (geração D21) e do primeiro Terrano.
Atrás também conta com uma assinatura visual mais sofisticada em LED, que apenas é interrompida pelas letras com o nome da marca, também elas iluminadas. No tejadilho, pintado de preto, há barras longitudinais, mas também um teto de abrir panorâmico.
O interior segue a mesma lógica de modernidade, com dois ecrãs, o central de 12,8”, e o destinado à instrumentação com 12,3”. Ao ter a China como um dos seus principais mercados, não foi esquecida a conectividade, apesar de ser um veículo de trabalho: relativamente às antecessoras viu a integração com a aplicação Nissan Connect ser reforçada e passou a incluir atualizações remotas (over-the-air ou OTA).
O palco é na China, mas a ambição é global
Foi desenvolvida e revelada na China — deriva da pick-up Dongfeng Z9 —, mas o objetivo da Nissan é ir além-fronteiras com a Frontier Pro PHEV. A marca reconhece a crescente procura por soluções híbridas plug-in em mercados onde a eletrificação total ainda enfrenta obstáculos, sobretudo no universo dos veículos comerciais.
A nova Frontier Pro será produzida na China, com a Nissan a prometer mais detalhes sobre a sua chegada a mercados internacionais ao longo de 2025.
Notícias Relacionadas