O motor TSI de 4 cilindros turbo e injeção direta, tem uma cilindrada de 1.498 cm3 e é proposto com dois níveis de potência – 130 cv e 150 cv – oferecendo o excelente binário máximo de 250 Nm desde as 1.500 até às 3.500 rpm.
O consumo combinado do Tiguan 1.5 TSI de 130 cv equipado com caixa manual de 6 velocidades é de 6,7 l/100 km e as emissões combinadas de C02 de 152 g/km (norma WLTP), sendo para a versão de 150 cv 7,1 l/100 km e 162 g/km.
O Tiguan TSI oferece caixa manual de 6 velocidades (130 e 150 Cv) ou transmissão automática DSG de 7 velocidades (só 150 cv).
Este motor a gasolina está equipado com a gestão ativa dos cilindros ACT, um sistema de desativação dos cilindros. Durante os trajetos realizados dentro de determinadas margens do regime de rotações e velocidade existe a possibilidade de desativar dois dos quatro cilindros, de forma quase impercetível para o condutor, independentemente da marcha que se encontra engrenada.
Deste modo, não se otimiza apenas o grau de eficiência do motor, como também se reduz bastante o consumo de combustível. O indicador multifunções indica qual o modo em que se encontra o motor nesse momento.
O Tiguan 1.5 TSI é comercializado no nível de equipamento Confortline, destacando o equipamento de série: jantes em liga leve "Tulsa" de 17 polegadas, Park Assist com Câmara traseira e Cruise Control Adaptativo (ACC).
Referência também para o rádio "Discover Media": ecrã tatil a cores de 8 polegadas, leitor de CD, leitor de cartões SD e entrada AUXIN, 8 altifalantes (4 à frente e 2 atrás), interface USB com ligação iPod/iPhone e AUX-IN Jack. O sistema de Navegação é de série. Em termos de segurança, oferece airbag para condutor e passageiro, airbag de joelho para o condutor, airbags de cortina dianteiros e traseiros e airbags laterais para os passageiros da frente, sistema Front Assist, Lane Assist e sistema de deteção de fadiga.
O Tiguan oferece um banco traseiro deslizante que foi otimizado para permitir uma regulação de 180 mm. Quando o banco traseiro é deslocado para a frente, o porta bagagens oferece 615 litros de espaço, um ganho de 145 litros. Quando o banco traseiro é rebatido, a volumetria chega a 1.655 litros, valor suficiente para o transporte de grandes objetos.
Preços (sem despesas administrativas ou pintura metalizada):