O renovado Taycan chega aos Centros Porsche na primavera de 2024.
Quando foi lançado, em 2019, o Taycan colocou a Porsche na era da mobilidade elétrica, conseguindo ao longo dos anos seguintes (mesmo com a crise da Covid-19 e problemas de componentes) impor-se como um modelo de sucesso da marca, merecendo agora uma atualização particularmente extensa.
Assim, o novo Porsche Taycan foi melhorado em praticamente todos os capítulos, tornando-se mais rápido (exemplo dos 2,4 segundos da aceleração dos zero aos 100 km/h do Turbo S), mais autónomo da tomada (com um aumento da autonomia em 35% para poder chegar a um novo máximo de 678 quilómetros) e mais alto na competência de carregamento, podendo agora carregar a 320 kW como novo máximo (mais 50 kW face à versão anterior).
As três variantes de carroçaria (berlina, Cross Turismo – disponível com o Pacote Offroad – e o Sport Turismo) apresentam várias alterações relevantes, surgindo com quatro opções de motorização, com variantes de tração traseira e integral. No caminho para esta renovação de meio de ciclo, os engenheiros de desenvolvimento e pilotos de teste percorreram mais de 3.6 milhões de quilómetros em todo o mundo a bordo de unidades de teste camufladas. Com quase 150.000 unidades do Taycan já produzidas, os mercados mais importantes são os EUA, o Reino Unido, a Alemanha e a China.
Em termos de design, é preciso olho cirúrgico para distinguir a nova versão da anterior, embora existam novidades importantes ao nível dos grupos ótico à frente e atrás, com uma impressão de largura mais acentuada graças aos novos guarda-lamas dianteiros e faróis mais planos. Estes passam a dispor de tecnologia HD-Matrix de alta resolução e agora também exibem o típico design de luzes de quatro pontos à noite. O logótipo Porsche na faixa de luz traseira apresenta um design tridimensional. Pela primeira vez, está disponível uma versão iluminada com animação de boas-vindas e de despedida.
A exemplo do que já havia sido anunciado recentemente, as versão Turbo e Turbo S terão um posicionamento distinto, recebendo elementos como a cor Turbonite para ajudar na distinção, tanto no exterior como no interior. O logótipo, por exemplo, adota uma cor diferente e específica para estes modelos.Ir mais depressa e mais longe
Nesta atualização, todas as versões do Taycan aceleram mais depressa do que os seus antecessores. As berlinas Taycan e Taycan Turbo S aumentam os valores de potência, com a versão de base a debitar mais 60 kW do que anteriormente, ao passo que no Turbo S o aumento é de 140 kW com o Launch Control, o que lhe permite agora debitar 700 kW/952 CV de potência máxima. Graças a estes aumentos, os Taycan e Taycan Turbo S aceleram dos zero aos 100 km/h em 4,8 segundos e 2,4 segundos, respetivamente. Isto torna-os 0,6 e 0,4 segundos mais rápidos do que os seus antecessores.
O renovado Taycan inclui ainda uma função ‘Push-to-Pass’ disponível no Pacote Sport Chrono, que é ativado através de um botão e dá um aumento de até 70 kW de potência, mediante o modelo, durante dez segundos.
Em termos de autonomia, consoante a versão de carroçaria e do motor, a autonomia WLTP aumentou para até 678 quilómetros, mais 175 quilómetros ou 35% face à versão anterior. O Taycan também permite carregamento em estações de carregamento DC de 800 volts, admitindo potência até 320 kW (mais 50 kW) e com a possibilidade de carregar acima dos 300 kW por mais tempo (durante até cinco minutos) e, para além disso, podem ser atingidas de forma mais rápida mesmo a baixas temperaturas.
O tempo necessário para o carregamento de 10% a 80% em comparação com o antecessor foi reduzido, passando de 37 minutos para apenas 18 minutos, em condições iguais e apesar de ter agora maior capacidade da bateria. A Bateria Performance Plus tem agora uma capacidade bruta de 105 kWh, um valor superior aos 93 kWh da utilizada no antecessor.Novo chassis ativo
Todas as versões do Taycan atualizado estão equipadas de série com suspensão pneumática adaptativa. A nova suspensão Porsche Active Ride está disponível como opcional para as versões de tração integral, ampliando a diferenciação na condução entre conforto e a dinâmica de condução.
Em situações de condução dinâmica, a suspensão Porsche Active Ride assegura uma ligação contínua e melhorada à estrada, graças a uma distribuição equilibrada das cargas nas rodas. Se o modo adequado for ativado, a suspensão pode compensar os movimentos de inclinação e de rolamento, de modo a reduzir as forças de aceleração que atuam sobre os ocupantes do veículo.
A melhoria em simultâneo da performance e da eficiência deve-se a vários fatores: um sistema motriz avançado com um novo motor no eixo traseiro com mais 80 kW de potência, um inversor modificado com software otimizado, baterias mais potentes, gestão térmica revista, bomba de calor de última geração, recuperação de energia e estratégia de tração integral modificadas. A capacidade máxima de recuperação durante a desaceleração a partir de velocidades elevadas aumentou mais 30%, ou seja, passa de 290 para 400 kW.
Todas as variantes estão agora equipadas de série com jantes aerodinamicamente otimizadas e pneus com baixa resistência ao rolamento. As novas jantes e pneus de 21 polegadas foram desenvolvidas em específico para este objetivo.Equipamento melhorado com menos peso
A Porsche indica que o peso foi reduzido em até 15 kg (consoante a versão), mas o equipamento de série foi reforçado, com iluminação ambiente, ParkAssist com câmara de marcha-atrás, bancos dianteiros aquecidos, Porsche Intelligent Range Manager (PIRM), bomba de calor com um novo sistema de refrigeração, carregamento sem fios para smartphone, entradas de carregamento elétrico do lado do condutor e do passageiro dianteiro, seletor de modos de condução e Power Steering Plus.
As versões base do Taycan estão agora equipados de série com suspensão pneumática adaptativa e proteções das soleiras das portas em alumínio. Para além do equipamento atualizado, a especificação melhorada do produto inclui uma bateria com maior capacidade, mas com um peso reduzido.
Conceito de ecrãs e controlo atualizado
O painel de instrumentos, o ecrã central e o ecrã do passageiro, este último disponível como opcional, apresentam uma interface de utilizador otimizada com funções adicionais. O seletor de modos de condução no volante é agora de série. Nos modelos Taycan equipados com o Pacote Sport Chrono e a bateria Performance Plus, há um
botão especial ‘Push-to-Pass’ no centro do seletor de modos de condução.A tecnologia Apple CarPlay foi integrada de forma mais extensiva nos ecrãs e funções do veículo, ao passo que a nova função InCar Video permite o streaming de vídeo no ecrã central e no ecrã do passageiro.