Novo Hyundai Kauai Electric terá versão com 490 km de autonomia

1 year, 2 months atrás - 8 Março 2023, motor24
Novo Hyundai Kauai Electric terá versão com 490 km de autonomia
A Hyundai já revelou os dados técnicos da nova geração do Kauai elétrico, modelo que acelera a estratégia de eletrificação da marca sul-coreana, oferecendo uma autonomia estimada em ciclo combinado WLTP de 490 quilómetros, a partir de uma bateria de grande autonomia com 65.4 kWh de capacidade

A segunda geração do Kauai quebra os moldes do desenvolvimento de automóveis multi-energias do segmento B, ao ter como ponto de partida a versão elétrica para depois desenvolver as versões híbrida (HEV) e de combustão interna, bem como variantes mais desportivas N Line de cada uma delas.

Comparativamente à geração anterior, o novo modelo regista dimensões melhoradas, com um comprimento de 4355 mm, mais 175 mm do que o modelo lançado em 2017, enquanto a distância entre eixos será 60 mm maior, para um valor de 2660 mm, melhorando dessa forma a habitabilidade. O novo Kauai Electric será também mais largo em 25 mm (1825 mm) e alto em 20 mm (1575 mm). Nota para o facto de a versão N Line ser ligeiramente mais comprida, com 4385 mm de comprimento.

A bagageira cresce para os 466 litros atrás, havendo também um compartimento dianteiro para arrumação (‘frunk’) de 27 litros, útil para guardar os cabos de carregamento, por exemplo.

Versões Standard e de Longo Alcance

A nova geração do Kauai manterá diferentes versões de bateria, em ambos os casos com tração dianteira, sendo a Standard composta por um pack de baterias de 48.4 kWh e um motor elétrico de 114.6 kW/156 CV de potência, ao passo que a versão de Longo Alcance terá uma bateria de 65.4 kWh com motor de 160 kW/218 CV. O binário máximo é sempre de 255 Nm. Na versão de maior alcance, a autonomia em ciclo combinado WLTP é de 490 quilómetros.

Entre as várias funcionalidades do novo Kauai está a possibilidade de ser utilizado para carregar outros objetos elétricos com a função ‘Vehicle 2 Load’, mas também a possibilidade de receber atualizações remotas ‘Over-The-Air’ para diferentes sistemas, mantendo-se assim atualizado.

O modelo terá também diferentes modos de condução (incluindo um de condução com pedal único ‘i-Pedal’), travagem regenerativa inteligente e sonoridade ativa (e-ASD) que pretende adicionar um pouco mais de emotividade na condução, criando um som no habitáculo que tem em conta variáveis como a velocidade, binário, estado do motor e aceleração. O som pode até ser personalizado a gosto.

Aerodinâmica cuidada

Com um visual mais robusto e vincadamente SUV, o novo Kauai incorpora ainda diversos cuidados a nível aerodinâmico, com um coeficiente de arrasto de 0.27 Cd, com dianteira e cavas das rodas esculpidas para oferecerem baixo atrito aerodinâmico, sem prejudicar a estética. O desenho segue os mesmos princípios de superfícies paramétricas que adicionam carácter aos volumes, com linhas cromadas a unirem a linha de cintura junto aos vidros laterais com o spoiler traseiro. Na versão elétrica, em particular, exibe tecnologia de iluminação ‘Pixelated Seamless Horizon Lamp’ para maior diferenciação e arrojo.

Já as versões N Line demarcam-se pelos apontamentos estéticos mais dinâmicos, como os espelhos retrovisores em preto, spoiler traseiro de estilo asa, para-choques mais agressivos e um tejadilho em preto opcional.Interior mais espaçoso e tecnológico

Além de mais espaçoso devido ao incremento nas dimensões exteriores, o novo Kauai (mesmo nas variantes com motor de combustão) terão um maior aproveitamento do espaço, com um tablier orientado para o condutor, com dois ecrãs de 12.3” cada para criar um efeito panorâmico.

Para libertar espaço na consola central, uma vez que este modelo recorre ao conceito ‘shift-by-wire’ de controlo eletrónico, o seletor de mudanças foi relocalizado atrás do volante. Todas as funcionalidades relativas à condução foram também relocalizadas em seu redor, para facilitar o manuseamento e para libertar espaço para arrumações na consola central. A iluminação ambiente será atualizada ao longo do tempo para incluir novas funcionalidades.

O condutor poderá tirar ainda partido de tecnologia head-up display (HUD) com projeção de 12” no para-brisas, mantendo a atenção na estrada.

A nível tecnológico, a marca assegura a possibilidade de destrancar ou trancar o veículo com recurso a uma chave digital com tecnologia NFC nos smartphones ou smartwatches, a par de sistema de infoentretenimento com novos grafismos e um sistema de som Bose Premium Sound com subwoofer integrado para uma experiência sonora de elevado nível.

Ao nível da segurança, estarão presentes os sistemas de assistência SmartSense que incluem uma câmara interna que analisa o rosto do condutor e que, perante dados de cansaço ou distração, alerta ou intervém diretamente na condução. Outros assistentes de relevo são o de estacionamento remoto, alerta de ângulo morto com intervenção nos travões ou travagem de emergência de segunda geração que também providencia manobras evasivas ou travagem em cruzamentos se deteta um veículo em sentido oposto.

Plano acelerado de eletrificação

A Hyundai tem em curso um plano de eletrificação muito ambicioso que prevê o lançamento de 11 novos modelos elétricos até 2030, incluindo este novo Kauai (Kona nos restantes mercados que não o português).

O Kauai Electric vai desempenhar um papel importante a par dos nossos modelos IONIQ no reforço da liderança elétrica da Hyundai”, refere Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Group. “Este novo modelo dá continuidade à grande reputação do Kauai Electric de primeira geração e foi desenhado e concebido para liderar a competição com as suas muitas funcionalidades fora de série. Na Hyundai, não vemos a revolução dos veículos elétricos apenas como a última moda. Acreditamos que é um ponto chave não só para a indústria, mas também para a sociedade”, acrescentou. 

Apoiamos a Ucrânia