Nova versão de entrada. Audi apresenta o R8 V10 Performance RWD

14 Outubro 2021 - turbo

Nova versão de entrada. Audi apresenta o R8 V10 Performance RWD

A caminho do final do seu ciclo de vida, a atual geração Audi R8 anuncia, ainda antes de conhecido qualquer sucessor, a substituição daquela que era, até aqui, a versão de entrada na gama R8.

E que dá, agora, lugar, a um ainda mais potente R8 V10 Performance, também RWD.

Apresentado pela Audi, o novo R8 V10 Performance de tração apenas traseira, ou RWD, anuncia-se com um V10 5.2 FSI naturalmente aspirado, montado em posição central, além de a debitar 570 cv de potência e 550 Nm de binário. Ou seja, mais 30 cv e mais 10 Nm que a versão RWD disponível até aqui e que vem substituir.

De resto e tal como este último, também o novo R8 V10 Performance RWD opta por um sistema de tracção apenas traseira, conjugado com uma caixa automática S tronic de sete velocidades, além de um diferencial mecânico de deslizamento limitado.

Mesmo sem a mais-valia do sistema de tracção integral, o novo R8 V10 Performance RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, no caso do Coupé, e em 3,8 segundos, o Spyder. Isto, ao mesmo tempo que a aceleração máxima surge fixada nos 329 e 327 km/h.

Recordar, apenas, que a versão RWD do Audi R8 surgiu, pela primeira vez, em 2017, na forma de uma edição limitada do R8 RWS. Sendo que, depois desta primeira edição, foi já dado a conhecer, em 2019, o facelift deste mesmo R8 RWD.

A pensar no drift
Graças à afinação específica da suspensão double-wishbone e a uma dinâmica de condução muito especial, o Audi R8 V10 Performance RWD permite, segundo afiança a marca dos quatro anéis, “drifts controlados”. Isto, desde que accionado o modo Sport, o qual atenua a intervenção do Controlo Electrónico de Estabilidade, permitindo, assim, uma maior diversão ao volante.

De resto, o modelo pode, ainda, ser equipado com opções como a direcção dinâmica, um conjunto de pneus Cup de 20 polegadas e de dimensões 245/30 R20 à frente e 305/30 R20 atrás. Além de discos de travão de 19″ em cerâmica.

O Audi R8 V10 Performance RWD Coupé pesa apenas 1.590 kg, com uma distribuição de pesos de 40:60, ao passo que o Spyder é um pouco mais pesado – 1.695 kg.

Com estética a condizer
Falando de estética, o Audi R8 conta, logo na versão de entrada, com um acabamento fosco na grelha frontal e traseira, splitter e ponteiras de escape ovais duplas. Sendo que, optando pelo opcional pacote Edition, o desportivo passa a contar, igualmente, com jantes de 20 polegadas em bronze, pinças de travão em vermelho, lâminas laterais em fibra de carbono e emblemas com acabamento em preto.

Já em termos de cores exteriores, uma palete composta por dez tons, incluindo o Ascari Blue Metallic, reservado até aqui apenas para o R8 V10 Performance quattro.

Passando ao habitáculo, a presença de um painel de instrumentos digital de 12,3″, volante multifuncional em couro e bancos desportivos revestidos a couro e Alcantara.

Entre os opcionais, um pack R8 Performance, garantia de couro Alcantara preto com costuras Mercato Blue e detalhes em carbono, assim como de um sistema de som Bang & Olufsen.

A partir de 149 mil euros… na Alemanha
Produzido na fábrica da Böllinger Höfe, em Neckarsulm, Alemanha, lado-a-lado com a versão de competição R8 LMS GT4, com a qual compartilha, de resto, 60 por cento dos componentes, o novo R8 V10 Performance RWD começa a ser comercializado, já este mês de outubro – a partir do próximo dia 21 -, na Alemanha.

Quanto a preços, a versão Coupé estará disponível, no mercado alemão, a partir dos 149.000€, ao passo que, o Spyder, inicia-se nos 162.000€.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi R8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarcelosBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 1 SeriesBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 308Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonta DelgadaPonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha