E que dá, agora, lugar, a um ainda mais potente R8 V10 Performance, também RWD.
Apresentado pela Audi, o novo R8 V10 Performance de tração apenas traseira, ou RWD, anuncia-se com um V10 5.2 FSI naturalmente aspirado, montado em posição central, além de a debitar 570 cv de potência e 550 Nm de binário. Ou seja, mais 30 cv e mais 10 Nm que a versão RWD disponível até aqui e que vem substituir.
De resto e tal como este último, também o novo R8 V10 Performance RWD opta por um sistema de tracção apenas traseira, conjugado com uma caixa automática S tronic de sete velocidades, além de um diferencial mecânico de deslizamento limitado.
Mesmo sem a mais-valia do sistema de tracção integral, o novo R8 V10 Performance RWD consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,7 segundos, no caso do Coupé, e em 3,8 segundos, o Spyder. Isto, ao mesmo tempo que a aceleração máxima surge fixada nos 329 e 327 km/h.
Recordar, apenas, que a versão RWD do Audi R8 surgiu, pela primeira vez, em 2017, na forma de uma edição limitada do R8 RWS. Sendo que, depois desta primeira edição, foi já dado a conhecer, em 2019, o facelift deste mesmo R8 RWD.
A pensar no drift
Graças à afinação específica da suspensão double-wishbone e a uma dinâmica de condução muito especial, o Audi R8 V10 Performance RWD permite, segundo afiança a marca dos quatro anéis, “drifts controlados”. Isto, desde que accionado o modo Sport, o qual atenua a intervenção do Controlo Electrónico de Estabilidade, permitindo, assim, uma maior diversão ao volante.
De resto, o modelo pode, ainda, ser equipado com opções como a direcção dinâmica, um conjunto de pneus Cup de 20 polegadas e de dimensões 245/30 R20 à frente e 305/30 R20 atrás. Além de discos de travão de 19″ em cerâmica.
O Audi R8 V10 Performance RWD Coupé pesa apenas 1.590 kg, com uma distribuição de pesos de 40:60, ao passo que o Spyder é um pouco mais pesado – 1.695 kg.
Com estética a condizer
Falando de estética, o Audi R8 conta, logo na versão de entrada, com um acabamento fosco na grelha frontal e traseira, splitter e ponteiras de escape ovais duplas. Sendo que, optando pelo opcional pacote Edition, o desportivo passa a contar, igualmente, com jantes de 20 polegadas em bronze, pinças de travão em vermelho, lâminas laterais em fibra de carbono e emblemas com acabamento em preto.
Já em termos de cores exteriores, uma palete composta por dez tons, incluindo o Ascari Blue Metallic, reservado até aqui apenas para o R8 V10 Performance quattro.
Passando ao habitáculo, a presença de um painel de instrumentos digital de 12,3″, volante multifuncional em couro e bancos desportivos revestidos a couro e Alcantara.
Entre os opcionais, um pack R8 Performance, garantia de couro Alcantara preto com costuras Mercato Blue e detalhes em carbono, assim como de um sistema de som Bang & Olufsen.
A partir de 149 mil euros… na Alemanha
Produzido na fábrica da Böllinger Höfe, em Neckarsulm, Alemanha, lado-a-lado com a versão de competição R8 LMS GT4, com a qual compartilha, de resto, 60 por cento dos componentes, o novo R8 V10 Performance RWD começa a ser comercializado, já este mês de outubro – a partir do próximo dia 21 -, na Alemanha.
Quanto a preços, a versão Coupé estará disponível, no mercado alemão, a partir dos 149.000€, ao passo que, o Spyder, inicia-se nos 162.000€.