Nova berlina K4 da Kia também virá para a Europa

2 weeks atrás - 2 Abril 2024, turbo
Kia K4
Kia K4
A nova berlina da Kia é a K4 que foi apresentada no Salão Automóvel de Nova Iorque e também virá para a Europa.

Com design exterior inspirado vagamente no EV9, uma carroçaria com apontamentos de fastback, a nova proposta da marca sul-coreana combina com habitáculo espaçoso com um ambiente digital, ao que se juntam vários sistemas de assistência à condução.

A Kia apresentou no Salão de Automóvel de Nova Iorque a sua nova berlina K4 que será comercializada em vários mercados, incluindo a América do Norte, já a partir do segundo semestre, e a Europa, em data a anunciar.

A quarta geração da berlina, dita compacta, da Kia irá contar com tecnologias de referência no segmento, não faltando os sistemas de assistência à condução (ADAS) ou avançadas motorizações turbo para proporcionarem uma experiência de condução agradável.

O Kia K4 vem equipado de série com tecnologia de conectividade, destacando-se o Apple CarPlay e Android Auto sem fios e um cockpit digital que compreende quase 30” (76 centímetros) de instrumentação digital, garantindo a receção das imagens das câmaras do ambiente em redor do veículo.

Entre as comodidades disponibilizadas pelo Kia K4 encontram-se a chave digital 2.0 com ultra banda, sistema audio premium Harman Kardon, bancos dianteiros aquecidos e ventilados e um amplo tecto panorâmico. A nova berlina da Kia será proposta em cinco níveis de equipamento: LX, LXS, EX, GT-Line e GT-Line Turbo.

Design “Opposites United”
O design exterior do Kia K4 adota a linguagem “Opposites United” da marca sul-coreana, transmitindo uma imagem potente e dinâmica. “Ao justapor a linha de tecto fastback do K4 e uma postura ampla, criamos uma diferença visual entre os segmentos compacto e médio”, afirma Tom Kearns, diretor do Kia Design North America. “A tensão criativa que a linguagem de design “Opposites United” sublinha permitiu-nos improvisar no formato tradicional de três volumes”.

Com um comprimento total de 4,71 metros e uma largura de 1,85 metros, o K4 permite oferecer um habitáculo amplo para todos os ocupantes. Os passageiros dos lugares traseiros beneficiam de um espaço para as pernas de 96,5 centímetros e uma altura da cabeça de 94,7 centímetros.

Os faróis LED orientados verticalmente e os farolins traseiros são inspirados no topo de gama EV9 e criam contornos pronunciados na assinatura luminosa, quer dianteira, quer traseira. Os puxadores escondidos no pilar C sublinham as proporções de fastback. A bagageira disponibiliza uma capacidade de 413 litros.

Duas motorizações
No capítulo mecânico, o Kia K4 de tracção dianteira será proposto em duas opções. A motorização de série assenta num bloco de dois litros, com potência de 147 cv e binário de 179 Nm, estando associado a uma transmissão inteligente variável (IVT).

Em alternativa é proposto um motor turbo de 1,6 litros que oferece uma potência de 190 cv e um binário de 264 Nm, sendo o sistema gerido por uma caixa automática de oito velocidades. As patilhas atrás do volante e os pedais desportivos complementam o pacote mais dinâmico.

Segundo a Kia, o K4 GT-Line entrega a potência suavemente a baixas velocidades, responde rapidamente e proporciona uma experiência de condução cativante.

Para apoiar a condução, o Kia K4 recebe, de série, os mais avançados sistemas de assistência como o reconhecimento de limite de velocidade, manutenção na faixa de rodagem, regulador de velocidade inteligente com Stop & Go.

A nova berlina da Kia estará disponível a partir do segundo semestre no mercado norte-americano, enquanto os preços e equipamentos para a Europa serão divulgados posteriormente. 

Apoiamos a Ucrânia