O Nissan IMx Kuro Concept foi revelado o ano passado no Salão de Tóquio e faz a sua incursão à Europa no Salão de Genebra. Atualizado, ainda que a tecnologia continue o ponto-chave, o crossover nipónico integra o conceito Brain-to-Vehicle (B2V), em que este sistema interpreta os sinais do cérebro do condutor para apoiar a condução e para melhorar os sistemas de condução autónoma. A mobilidade elétrica é o outro foco essencial para descrever o concept.
Novos apontamentos em cor preta – até porque "Kuro" significa preto em japonês – o IMx Kuro Concept ganhou atualizações na grelha em 'V', novas jantes e um revestimento em tom cinzento e negro. O exterior é sóbrio e o novo esquema de cores acentua a aparência do crossover. O interior assemelha-se ao de um cinema – uma aparência a que remetem as cadeiras reclináveis e o painel de instrumentos panorâmico OLED.
MOBILIDADE INTELIGENTE DA NISSAN PATENTE
Sendo um vislumbre da Mobilidade Inteligente da Nissan, diz a marca que o protótipo serve como exemplo da sua visão de como os carros serão alimentados, conduzidos e integrados na sociedade. Incontornavelmente, a tecnologia B2V é a especificação que se destaca.
"O crossover de emissões 0 IMX Kuro incorpora o futuro da Mobilidade Inteligente da Nissan", disse José Muñoz, Chefe de Performance da Nissan. "A Mobilidade inteligente é o compromisso da Nissan em alterar a forma como as pessoas e os carros comunicam, e também de como os carros irão interagir com a sociedade num futuro próximo", refere o responsável.
No núcleo da tecnologia da Mobilidade Inteligente da Nissan proposta neste protótipo está a futura versão do sistema de condução ProPilot. Quando está ativo, este modo de condução recolhe o volante e rebate os bancos – a única função do condutor passa a ser a de relaxar e aproveitar a viagem. Quando é desativado, volta o habitáculo à sua forma "tradicional".
BRAIN-TO-VEHICLE (B2V)
Complementa-se este sistema com a tecnologia B2V, incorporada no Nissan IMx Kuro. Especifica a Nissan que a B2V "acelera o tempo de reação" dos condutores e tornará as viagens mais agradáveis. Para tal, duas noções integram o conceito: a de Deteção e a de Previsão.
Na primeira, a inteligência artificial deteta e avalia o conforto do condutor, adaptando posteriormente o estilo de condução do automóvel quando o modo de condução autónoma está ativo. Já na Previsão, a assistência de condução funciona baseando-se na captação de sinais do cérebro do condutor. A este exemplo, se o condutor estiver prestes a manobrar o volante ou a premir o acelerador, a tecnologia da Nissan poderá apoiar e iniciar essas funções mais rapidamente. Desta forma, melhora-se o tempo de reação e o modo de condução manual.
A Nissan explica que o processo se garante através de um aparelho que mede a atividade cerebral e os dados recolhidos são analisados pelo sistema de condução autónoma. Desta forma, antecipa-se as atividades do condutor entre 0.2 a 0.5 segundos mais rápido.
PROPULSÃO ELÉTRICA E "INFRAESTRUTURA SOCIAL"
No que respeita à motorização, um par de propulsores elétricos estão colocados em cada eixo e o sistema de tração é às quatro rodas. A potência combinada atinge os 320 kW (429cv) de potência e os 700 Nm de binário. O novo pacote de baterias possibilita uma autonomia de 600km.
Mas o fator elétrico não se esgota pelas especificações do modelo. O IMx Kuro pode ser utilizado como uma "infraestrutura social". A Nissan dá um exemplo em como poderá ser executada essa valência social: depois de transportar um condutor a um aeroporto, o crossover pode estacionar-se automaticamente num local onde o veículo se pode conectar à rede energética, transferindo eletricidade para essa rede. Quando o condutor regressa, o automóvel recarrega e esta pronto para ser utilizado.
São capacidades que caraterizam o IMx Kuro Concept, um protótipo que materializa as filosofias da Nissan para o futuro da mobilidade.