Mitsubishi L200 4WD Space Cab Intense: evolução de um ícone

2 Dezembro 2020 - turbo

Mitsubishi L200 4WD Space Cab Intense: evolução de um ícone

Líder no segmento das pick-up de cabina dupla, a Mitsubishi L200 foi recentemente atualizada, oferecendo uma imagem exterior e interior revista, assim como um novo motor diesel de 150 cv.

Proposta em versões de trabalho e lazer, cabinas club (longa) e dupla, com três ou cinco lugares, níveis de equipamento Invite e Intense, a sexta geração da L200 reune novos argumentos para reforçar a sua competitividade no segmento das pick-up, designadamente face à sua concorrente mais direta, a Hilux da Toyota.

A nível estético, a nova L200 Strakar é facilmente identificável pela secção frontal, que adota a identidade visual “Dynamic Shield” da Mitsubishi Motors (estreada no Pajero e alargada posteriormente a outros modelos como o Outlander, o Eclipse Cross, o ASX ou o Space Star), definindo todo o design frontal em 3D, envolvendo a grelha dianteira, o capot e os guarda-lamas como uma única peça consistente.

Para cumprir as normas de proteção de peões, o capot está ligeiramente mais alto (40 mm), com o painel central também em posição mais elevada, melhorando a visibilidade dos limites exteriores do veículo.

Outra alteração consiste nos grupos óticos mais esguios e os indicadores de mudança de direção integrados no pára-choques.

Lateralmente, a nova L200 Strakar surge com um perfil mais musculado e cavas das rodas mais robustas, contando ainda com novos espelhos retrovisores e estribos laterais.

As dimensões exteriores mantiveram-se praticamente inalteradas, com a versão de cabina dupla – que corresponde à unidade ensaiada Space Cab de três lugares – a apresentar um comprimento de 5,22 metros (sem pára-choques traseiro) face aos 5,20 metros da geração anterior e uma largura de 1,81 metros. As dimensões da caixa de carga também não sofreram alterações, cruzando 1,47 metros de largura com 1,52 metros.

Mais qualidade interior
O habitáculo da L200 Strakar também evoluiu, adicionando um toque de robustez, requinte e funcionalidade aos pontos fortes da geração anterior.

O interior é dominado por um painel central “alado” com total integração dos elementos verticais e horizontais para transmitir uma sensação de maior solidez e robustez.

O painel central passa a assentar numa base metalizada, onde surge a alavanca da caixa de velocidades, ladeadas pelas almofadas que servem de apoios para os joelhos, com um revestimento macio com pormenores costurados, igualmente presentes no apoio de braços e punho do travão de estacionamento.

O painel de instrumentos recebeu um novo grafismo nos dois mostradores de molduras cromadas e um novo ecrã central multifunções. As versões Intense recebem o sistema SDA (Smartphone Link Display Audio), com ecrã tátil, compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Space Cab com apenas três lugares
A versão Space Cab Intense possui apenas três lugares na cabina devido à remoção dos assentos traseiros central e do lado esquerdo. Este último foi substituído por uma caixa de ferramentas, de dimensões não muito generosas.

Esta solução permite reduzir o valor de ISV de 7.418,50 euros da versão de cinco lugares para 1.503,46 euros, assim como a dedução do IVA. A combinação destes dois benefícios fiscais permite a uma empresa poupar quase 12.700 euros.

O nível de equipamento continua a ser um dos mais completos do segmento das pick-up de cabina dupla, incluindo ar condicionado, volante em pele com comandos audio e Bluetooth, Cruise control e limitador de velocidade.

As versões Intense contam ainda com ar condicionado automático, câmara traseira, sistema SDA com ecrã tátil de sete polegadas, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro.

Novo motor 2.3 DI-D
A sexta geração da L200 estreia um motor diesel de 2,3 litros, que cumpre a norma de emissões Euro 6d-TEMP, recorrendo à tecnologia da redução catalítica seletiva (SCR), que obriga à utilização de AdBlue. O depósito tem uma capacidade de 21 litros, oferecendo uma autonomia para 20 mil quilómetros.

O novo bloco 2.3 DI-D, com sistema Start-Stop, desenvolve uma potência de 150 cv e um binário de 400 Nm, estando acoplado, nesta versão em análise, a uma caixa manual de seis velocidades, estando disponível, em opção, uma transmissão com igual número de relações.

O novo motor funciona melhor a médios regimes do que abaixo das 1500 rpm ou acima das 3500 rpm, obrigando o condutor a recorrer com alguma frequência à alavanca da caixa de velocidades para manter um andamento mais constante.

Em termos de consumos, o computador de bordo registou uma média de 7,7 l/100 km durante o ensaio, aumentando, sem supresa, na condução em cidade ou em todo-o-terreno.

Para utilização em fora de estrada, a Strakar Intense recebe um sistema de tração integral Super Select 4WD-II, com diferencial central. Com recurso ao seletor eletrónico na consola central é possível passar do modo 2H (2WD) para o 4H (Full-time 4WD) sem necessidade de paragem do veículo, que passa a comportar-se como um 4×4 permanente.

O diferencial central assume um papel determinante ao controlar a distribuição de binário entre os eixos, otimizando a condução em estradas degradadas ou em situações de aderência mais precária.

Este diferencial central também pode ser bloqueado, selecionando o modo 4HLc (4WD altas), passando a funcionar como um 4×4 convencional, sendo a sua utilização recomendada em pisos de pouca aderência. Para todo-o-terreno puro e duro está disponível o modo 4LLc, isto é, 4WD baixas ou redutoras.

Mais segurança
O chassis de travessas e longarinas recebeu algumas melhorias, designadamente nas suspensões, com molas de maior curso em ambos os eixos, bem como amortecedores maiores, para otimizar a combinação de conforto com elevada capacidade de carga.

No capítulo dos sistemas de assistência à condução, a L200 Strakar Intense conta, de série, com o sistema de alerta de desvio de faixa de rodagem (LDW), assistência à travagem de emergência, auxiliar de arranque em subida, controlo de tração e estabilidade, assistência à estabilidade de reboques, sistema de mitigação de colisão frontal (FCM).

Este último recorre a sistemas de câmara e radar para detetar automóveis ou peões na frente do veículo; se determinar a eventualidade de uma colisão, emite um alerta sonoro e ativa os travões, para evitar o embate ou minorar os danos provocados pelo mesmo.

No que se refere ao preço, a L200 4WD Space Cab Intense é proposta a partir 35.150 euros, podendo esse valor subir para os 37.853 euros com a inclusão de equipamento opcional como o elemento decorativo frontal cromado, o’styling bar’, os tapetes de borracha ou a forra e amortecedor do portão da caixa de carga.

Com esta renovação, a L200 Strakar recebeu novos argumentos para disputar a liderança com a Toyota Hilux e dar continuidade a uma tradição histórica deste modelo no segmento que já conta com quatro décadas no nosso país.

Equipamento

Ar condicionado automático, volante em pele com comandos audio e Bluetooth, Cruise control e limitador de velocidade, câmara traseira, sistema SDA com ecrã tátil de sete polegadas, sensores de chuva e luminosidade, faróis de nevoeiro, sistema tração Super Select 4WD-II.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha