McLaren celebra parceria com a Lockeed para criar o Blackbird do asfalto

1 year, 4 months atrás - 15 Dezembro 2022, turbo
McLaren celebra parceria com a Lockeed para criar o Blackbird do asfalto
Com o propósito declarado de desenhar os superdesportivos do futuro, a McLaren Automotive decidiu celebrar uma parceria com a empresa de aeronáutica Lockheed Martin Skunk Works, responsável pela concepção de aeronaves de combate F-22, o avião espião U-2 ou ainda o avião mais rápido do mundo, o SR-71 Blackbird.

A celebração desta parceria entre as duas empresas foi, de resto, assinalada com a realização das fotografias que aqui reproduzimos e que mostra o novo McLaren Artura, junto do centro de desenvolvimento da empresa norte-americana de aeronáutica.

Por detrás do superdesportivo britânico, está uma das mais recentes criações da Lockheed Martin Skunk Works, um novo protótipo de aeronave batizado de Darkstar e que, inclusivamente, já conta uma participação cinematográfica. Mais concretamente, nas cenas de abertura de ‘Top Gun: Maverick’.

Contudo, o trabalho desenvolvido pela Lockheed Martin Skunk Works conta já com algumas aeronaves famosas pelos serviços prestados em ambiente real, como é o caso dos aviões de combate F-22 Raptor e F-35 Lightning, ou ainda do avião furtivo F-117 Stealth Fighter, do avião espião U2 ou ainda da aeronave de reconhecimento estratégico SR-71 Blackbird.

Quanto à parceria entre a McLaren e a Lockheed, sobre a qual o fabricante automóvel britânico não desvenda, no entanto, muitos pormenores, visará a aplicação do software de design da empresa aeroespacial ao mundo dos automóveis desportivos, aproveitando igualmente as conquistas já alcançadas pelo fabricante norte-americano. Nomeadamente, com o SR-71 Blackbird, avião que detém o recorde de velocidade máxima alcançada por uma aeronave a combustão, fixado em 3.529,29 km/h, ou seja, Mach 3.3.

A McLaren é uma empresa pioneira que sempre ultrapassou os limites, à procura de novas soluções inovadoras e disruptivas, com o objectivo de fazer os melhores superdesportivos”, afirma, no mesmo comunicado, o diretor técnico da McLaren, Darren Goddard.

No entender do mesmo responsável, “trabalhar ao lado de uma empresa icónica como a Lockheed Martin Skunk Works, conhecida pelo seu foco visionário no futuro, é algo de natural. Esperemos que este seja o início de uma colaboração mais longa e profunda, que certamente também beneficiará os nossos clientes, a longo prazo.

Apoiamos a Ucrânia