Lembra-se do Ferrari “Carrinha do Pão”? Pois é, está de regresso!

27 Janeiro 2021 - turbo

Lembra-se do Ferrari “Carrinha do Pão”? Pois é, está de regresso!

A Niels van Roji Design decidiu pegar num Ferrari 550 Maranello e homenagear um dos modelos mais… curiosos, nascidos em Maranello: o Ferrari 250 GT SWB.

Desta feita, interpretado numa espécie de “shooting brake” com imagem retro, a recordar um Ferrari que também ficou conhecido como “La Camionnette” ou “Breadvan” – em português, “Carrinha do Pão”.

O espírito do Ferrari 250 GT SWB foi recuperado seis décadas depois pelo carroçador Niels van Roji Design, que decidiu fazer uma recriação daquele modelo partir de um Ferrari 550 Maranello.

Prometido inicialmente para 2019, esta transformação carateriza-se por incluir uma secção traseira em forma de caixa, adotando um estilo de “shooting brake” com imagem retro. 

A carroçaria foi moldada manualmente para se obter a forma final do modelo que correu em Le Mans no início da década de ’60, sendo conhecido na altura por “La Camionnette”.

Muitas alterações
As semelhanças continuam na frente onde este modelo único da marca do “Cavallino Rampante” surge com entradas de ar duplas, que também foram recriadas a partir do “La Camionnette” original.

A fonte de inspiração da Niels van Roji Design tinha seis carburadores Weber por baixo de um capot protegido por uma cobertura em plástico.

O capot deste 550 Maranello assemelha-se a uma bolha transparente, enquanto os grupos óticos também foram feitos sob medida, à imagem do modelo original. Os faróis circulares no pára-choques dianteiro reforçam a ligação visual ao modelo original.

A única parte que permaneceu do 550 Maranello original foi o pára-brisas. O sistema de escape também é exclusivo desta shooting brake desportiva, assim como os quartos de janelas laterais em plástico para reduzir o peso. Após os vidros laterais, toda a carroçaria foi fabricada numa única peça em alumínio.

A Niels van Roij Design também fez algumas alterações no interior, com a inclusão de comandos redondos em alumínio. A pele preta no interior é combinada por revestimentos em Alcantara azul nos assentos.

O motor aspirado V12 de 5,5 litros não sofreu alterações, debitando uma potência de 480 cv e um binário de 568 Nm. O peso do carro é ligeiramente inferior ao 550 Maranello, com os seus 1716 kg na configuração OEM.

As jantes têm uma dimensão de 20 polegadas e montam pneus Vredestein, enquanto os amortecedores Koni são ajustáveis de forma igual ao modelo de 1962. 

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha