Lembra-se do Citroën DS? Regressou… e com propulsão elétrica!

2 Agosto 2021 - turbo

Lembra-se do Citroën DS? Regressou… e com propulsão elétrica!

Lembra-se do Citroën DS? Uma empresa britânica decidiu recuperar aquele que é um dos modelos mais icónicos da marca do double chevron, embora num formato… diferente – elétrico, pois claro!

A iniciativa de eletrificação do Citroën DS foi levada a cabo pela Electrogenic, empresa britânica que decidiu agarrar no modelo originalmente nascido em 1971, para transformá-lo numa proposta zero emissões.

Para tal e segundo avança a Autocar, a empresa sedeada em Oxfordshire decidiu instalar o seu próprio motor elétrico ‘Hyper9’, no mesmo lugar onde figurava o propulsor original, um bloco de quatro cilindros 2,0 litros a gasolina.

Conjugado com o motor elétrico, a debitar 122 cv de potência e 235 Nm de binário, surge uma bateria de 48,5 kWh, a anunciar uma autonomia máxima de 225 quilómetros, mas também uma capacidade de recarregamento em cerca de duas horas, recorrendo a uma potência máxima de carga de 29 kW.

Curiosamente e como transmissão, a mesma caixa manual do modelo original, a enviar a potência apenas para as rodas da frente.

Finalmente, a Electrogenic também atualizou o famoso sistema de suspensão hidropneumática autonivelante que fazia as delícias no DS original, neste caso, trocando a bomba mecânica original, por uma solução electrónica, mais silenciosa.

“Tal como acontece com todas as primeiras conversões, o DS apresentou-nos desafios únicos, sendo que, neste caso concreto, foi o adaptar da suspensão hidropneumática, para funcionar sem o motor de combustão”, explicou, em declarações reproduzidas pela Autocar, o diretor técnico da Electrogenic, Ian Newstead. Recordando que, “a bomba antiga era tão barulhenta, que prejudicava o circular silencioso do carro. Contudo, a nossa nova bomba elétrica, resolveu, por completo, o problema.”

Exterior intocado
De resto e a pensar, em particular, nos adeptos dos clássicos, a empresa britânica, especializada em conversões para EV, manteve o aspecto exterior do DS praticamente inalterado. Pelo que, exceptuando o desaparecimento dos tubos de escape e a adopção de um logótipo personalizado onde se pode ler “DS EV Électronique”, até mesmo a tampa do depósito de combustível, foi aproveitada para aí instalar a tomada de carregamento.

Além do DS, a empresa britânica também já eletrificou modelos como o Triumph Stag ou o Morgan 4/4, embora procurando manter sempre  “as características originais do carro”.

Aliás, a Electrogenic afirma-se pronta para receber qualquer projecto, bastando ao cliente apresentar o desafio, além do respectivo clássico.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato de Portugal de RalicrossCampeonato Nacional de Velocidadecar buying guidecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 5008Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSanto TirsoSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota CorollaToyota HiluxToyota Land Cruisertoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha