Lamborghini entra no mundo dos SUV

5 Dezembro 2017 - TopGear

Lamborghini entra no mundo dos SUV

A Lamborghini apresentou hoje o seu novo SUV, o Urus, destinado a marcar uma nova era na marca italiana.

A Lamborghini apresentou hoje o seu novo SUV. Já prometido há alguns meses e, segundo o que ouvimos na peculiar apresentação oficial deste modelo, o novo Urus é 100 por cento Lamborghini no seu ADN e é uma das experiências realizadas pela marca, que teve a oportunidade de ver a luz do dia e chegar à produção.

Para isso, a Lamborghini procedeu a um investimento incrível na sua produção, com uma nova fábrica, com novas linhas de montagem e um patamar de tecnologia que está longe de ser comum. Na nova Lamborghini Manufactura, os trabalhadores das linhas de montagem têm sensores de movimento que funcionam em conjunto e interagem com os processos mais automatizados, permitindo assim um maior nível de qualidade para as cada vez maiores exigências dos seus clientes.

Quando ao Urus, como não poderia deixar de ser, o seu visual é bastante arrojado e muito agressivo, não escapando muito àquilo que a marca nos mostrou no seu concept, apresentado há mais de cinco anos. Em termos de formato, é mais aproximado ao de um BMW X6, do que um Porsche Cayenne, ainda que com uma linha de tejadilho mais acentuada que a do X6. Há diversos traços e ângulos que conseguimos associar a outros modelos, como o Aventador ou o Hurácan, mas o novo Urus tem uma presença muito própria. Na frente, as linhas mais agressivas tentam disfarçar a enorme altura do conjunto, mas na traseira, não foi dispensada a faixa de LED semelhante à dos outros modelos.

A bordo, o ambiente é requintado e está pronto para receber quatro ou cinco ocupantes, dependendo da configuração escolhida, e mais atrás há ainda uma bagageira com 616 litros de capacidade. Há diversos hexágonos e muita pele Alcantara, mas para quem vai ao volante, há um pouco mais de semelhanças com os outros modelos, incluindo modos de condução com nomes em italiano que, agora, também têm previsto momentos de condução em areia ou neve, além dos mais óbvios em asfalto ou em circuito.

O motor, em vez de um V10 ou mesmo um V12, é um V8 biturbo de quatro litros, capaz de desenvolver uma potência máxima de 650 cavalos e um binário de 850Nm, mas também a capacidade de desligar alguns dos seus cilindros com o objetivo de oferecer uma maior economia de combustível e com emissões poluentes mais contidas. Ainda assim, o Urus é apresentado como o SUV mais rápido do mercado, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,6 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h, apesar dos seus 2.200 quilos de peso. E segundo o que ouvimos na conferência de imprensa, a sua sonoridade será facilmente associada à de um Lamborghini.

No capítulo da dinâmica, o novo Urus conta com um novo sistema de vectorização de binário ativo, que consegue gerir a potência que é enviada para ambos os eixos e para cada uma das rodas de cada eixo de uma forma individual, ainda que seja sempre privilegiada a tração traseira nos modos mais desportivos. Estão presentes barras estabilizadoras ativas e um sistema de suspensão pilotada semelhante ao que já conhecemos do Bentley Bentayga e no Audi SQ7, mas com uma afinação específica para este modelo. Em todos os Urus, estão ainda presentes o sistema de travagem com discos cerâmicos que podem chegar aos 440 milímetros nas rodas da frente (370mm atrás) e o sistema de quatro rodas direcionais, que ainda melhoram a agilidade e a segurança deste SUV.

Resta-nos desejar as boas vindas ao Lamborghini Urus e enaltecer a coragem da marca por sair da sua habitual linha de modelos mais "louca" a que nos habituou nos últimos 55 anos e entrar num segmento que está mais concorrido que uma praia da moda no dia mais quente do ano. Que os problemas registados na apresentação sejam uma forma de desejar boa sorte ao novo Urus, ainda que o preço base previsto esteja acima dos 170 mil euros. E não, não é em Portugal...

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