Hyundai Nexo é SUV movido a hidrogênio com autonomia de 563 km

10 Janeiro 2018 - motor1

Hyundai Nexo é SUV movido a hidrogênio com autonomia de 563 km

Mais eficiente, mais confiável e melhor do que o Tucson FCEV

A Hyundai é uma das fabricantes que mais investem no segmento dos carros com célula de combustível abastecida com hidrogênio. O Nexo, seu novo crossover, é o próximo passo da empresa para levar esta tecnologia ao público. Comparado com o Tucson FCEV, o novo modelo será mais rápido, mais confiável, mais eficiente e mais espaçoso. Ainda não falam muito sobre o veículo, mas a Hyundai está empolgada para falar sobre a tecnologia que o move.

Apesar de ainda ser um SUV, como o Tucson, o Nexo utiliza uma plataforma única, feita sob medida para atender às necessidades dos carros movidos a hidrogênio. Isso significa, por exemplo, que tem uma estrutura reforçada em volta dos tanques de combustível. Três tanques ficam posicionados embaixo do assoalho, com uma bateria de íon-lítio no porta-malas. O carro carrega 6,3 kg de hidrogênio, contra os 5,6 do Tucson, com um compartimento que pesa 16 kg menos. As células de combustível (que convertem o hidrogênio em eletricidade) também são menores. Ao colocar todas as partes que se movem (o motor e os componentes de arrefecimento) embaixo do capô, a Hyundai diz que o Nexo impede que a maioria do barulho invada a cabine. As células de combustível geram 95 kilowatts de potência, combinados com a habilidade da bateria de entregar 40 kW, o que significa um total de 135 kW para o motor, o equivalente a 183 cv.

Este motor elétrico é mais potente do que o anterior. Agora tem 163 cv de potência e 40,2 kgfm de torque, um ganho de 27 cv e 9,6 kgfm. Como resultado, a aceleração do Nexo é consideravelmente melhor do que do Tucson FCEV: apenas 9,9 segundos para chegar a 92 km/h, contra os 12,5 s do modelo antigo.

Os engenheiros da Hyundai  dizem que o Nexo foi testado pelo o equivalente a 100 mil milhas (160,9 mil km), ou 10 anos de vida; teria que rodar por cerca de 150 mil milhas (241,4 mil km) para que as células de combustível atingissem o fim de sua vida útil. Ou seja, o carro deve durar o mesmo que um carro com motor a combustão normalmente fica nas ruas.

Os testes de durabilidade incluíram andar em altas altitudes no Monte Evans (Colorado), a 4,2 mil km de altura; atravessar a Towne Pass no Vale da Morte a 52°C de temperatura durante o dia; e enfrentar os -30°C durante a noite do Alaska. O último teste foi o mais importante, pois carros a hidrogênio normalmente tem problemas para ligar e gerar força em baixas temperaturas. Jerome Gregeois, gerente sênior de motorização "verde" da Hyundai EUA, disse que o Nexo, em uma condição de -30°C, aquece o sistema e fica pronto para rodar em apenas 30 segundos, enquanto o Tucson precisava de 90 segundos. "Em apenas alguns minutos, o carro gerará potência máxima", ele disse.

Como você pode esperar depois de tantas novidades, a autonomia também melhorou. A Hyundai espera que o Niro seja capaz de rodar por 563 km (350 milhas) com um tanque de hidrogênio, o equivalente a um rendimento de 24,2 km/l. Isso é o suficiente, segundo Gregeois, para dirigir de Los Angeles a Las Vegas sem reabastecer. E é bem melhor do que os 426 km do Tucson.

É claro, abastecer o carro é o grande problema. Existem poucos postos de combustível com hidrogênio ao redor do mundo a Hyundai diz que que não tem interesse em criar uma infraestrutura de reabastecimento. Então, como é o caso de qualquer carro com célula de combustível, terá uma vida complicada até que os postos de hidrogênio sejam tão comuns quanto os de gasolina - ou mesmo os de recarga de elétricos.

"Nós ainda veremos motores a combustão dominando o mercado até 2025 e, talvez até depois disso", diz John Juriga, diretor de motorização da Hyundai EUA.

Não está claro como e quando a Hyundai irá começar a vender o Nexo - o Tucson FCEV está disponível somente para aluguel e em apenas alguns lugares do mundo. O que está bem claro é o entusiasmo da Hyundai em construir um futuro com veículos movidos a hidrogênio.

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de Valdevezaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6BarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetrominiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanportagensPortoPortugalProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverrecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukitaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha