Ayrton Senna dispensa apresentações e quase que podíamos afirmar o mesmo sobre o Honda NSX.
Os dois estarão para sempre ligados até porque a excelência do primeiro supercarro da Honda só foi possível graças à intervenção valiosa do tricampeão do mundo de Fórmula 1.
Se o Honda NSX foi o início de uma nova era nos supercarros — trouxe a qualidade, fiabilidade, usabilidade e ergonomia que lhes era desconhecida —, o contributo de Senna deu também ao NSX o estatuto de referência dinâmica.
Pode não ter sido o sucesso comercial que a Honda esperava, mas o impacto do NSX nos supercarros foi mais profundo do que muitos imaginam, pois estabeleceu um novo padrão que os outros teriam de igualar ou superar.
O NSX de Senna
Este Honda NSX de cor vermelha, com a matrícula original nacional SX-25-59, foi um de três comprados pelo piloto brasileiro. Este é de 1991, tendo sido registado originalmente em Portugal, ficando na casa que Senna tinha no país, servindo para as suas deslocações.
Talvez seja por isso que esta unidade apresente números algo modestos no odómetro, apesar dos 33 anos de idade: aproximadamente 63 mil quilómetros.
O Honda NSX de Ayrton Senna seria comprado por Robert McFagan em 2013. Desde então, o supercarro tem estado no Reino Unido, mais precisamente em East Sussex, na propriedade deste. Apesar de nas imagens o NSX continuar a ostentar chapas de matrícula portuguesas, já não está registado em Portugal, mas sim no Reino Unido.
O supercarro japonês está à venda no AutoTrader — veja o anúncio —, e o preço pedido é elevado. Não seria de esperar outra coisa, tendo em consideração o estatuto do supercarro e, sobretudo, a sua proveniência.
Qual o preço pedido? São 500 mil libras, o que equivale a praticamente 582 100 euros. Prevemos que, mesmo considerando este valor, não deverá ter problemas em encontrar uma nova «casa».
Além de Senna, o seu Honda NSX vermelho foi também conduzido por Giancarlo Minardi no circuito de Imola, no 25.º aniversário da morte do piloto brasileiro, em 2019. Foi nesse circuito que Senna perdeu tragicamente a vida durante a realização do Grande Prémio, a 1 de maio de 1994 — estamos, por isso, a poucos dias de celebrar o 30.º aniversário.
Para os eventuais interessados, nem que seja em ver o NSX de Senna, este vai estar em exposição no Senna Exhibition em Silverstone, entre os dias 23 de agosto e 25 de agosto.