Honda e General Motors partilham plataforma para veículos elétricos

1 year, 11 months atrás - 7 Abril 2022, turbo
Honda e General Motors partilham plataforma para veículos elétricos
A plataforma Ultium para veículos elétricos vai ser partilhada pela General Motors e pela Honda. Será utilizada numa nova geração de modelos que serão lançados a partir de 2027. Antes disso chegará um crossover elétrico da Honda que já utilizará essa base. A GM e a Honda também estão a colaborar na área das baterias sólidas.

A Honda e a General Motors vão aprofundar a sua colaboração na área dos veículos elétricos com uma nova geração de modelos que deverão começar a ser lançados a partir de 2027. Estes veículos serão baseados na nova plataforma global que utiliza a tecnologia de baterias Ultium do construtor de Detroit.

Os fabricantes avançam que pelo menos um destes veículos elétricos será um crossover compacto, o que não será de surpreender atendendo à popularidade deste segmento. Os planos consistem na produção de veículos partilhando em plataforma a nível mundial.

A adoção de equipamentos e processos padronizados permitirá a obtenção de maiores economias de escala, com reflexos positivos no custo de aquisição para o cliente.

A GM e a Honda vão partilhar a nossa melhor tecnologia, design e processos de produção para disponibilizar veículos elétricos apetecíveis e acessíveis a uma escala global, incluindo os nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, afirmou Mary Barra, CEO e presidente da General Motors.

Colaboração nas baterias
Esta, porém, não é a primeira colaboração entre a GM e a Honda e nem parece ser a última. Ambas também estão a analisar a possibilidade de colaboração no domínio das baterias para veículos elétricos, com o objetivo de diminuir o custo da eletrificação.

A General Motors e a Honda estão a trabalhar no desenvolvimento de baterias sólidas. Os japoneses já têm uma linha de demonstração para as mesmas no seu país de origem e pretendem passar a fase de produção em massa. A GM também está a trabalhar em packs de lítio-metal e sílica.

A Honda já tinha anunciado planos para produzir um crossover elétrico com base na plataforma de baterias Ultium da General Motors. O novo modelo deverá ser lançado em 2024.

Apoiamos a Ucrânia