História: O dia em que o Papamóvel foi salvo

21 Outubro 2019 - Auto Monitor

História: O dia em que o Papamóvel foi salvo

Faltavam apenas alguns dias para a visita do Papa João Paulo II a Barcelona e Madrid, em 1982, quando os responsáveis da SEAT receberam um telefonema do Vaticano.

O veículo que o Papa utilizou nas suas visitas oficiais não cabia na porta do Camp Nou e de Santiago Bernabéu, os estádios onde se iam realizar os principais atos da viagem papal. Um novo modelo tinha de ser construído numa questão de dias.

Os engenheiros da SEAT responderam ao desafio. Em tempo recorde, adaptaram um Panda e transformaram-no num verdadeiro Papamóvel, usado por João Paulo II na sua visita a Espanha.

Esta peça histórica, guardada no armazém A122 da fábrica da Zona Franca, juntamente com o resto da coleção SEAT, estava prestes a desaparecer, a 11 de fevereiro, no incêndio que afetou a fábrica de Barcelona. Todas as unidades foram salvas graças à ação rápida e decisiva dos funcionários da empresa, do Corpo de Bombeiros de Barcelona e de outras entidades que responderam ao sucedido.

"O fogo começou no pavilhão ao lado. O alarme funcionou perfeitamente. Começámos a conter o incêndio com as mangueiras instaladas para esta função e os serviços de Segurança e Emergência da SEAT e os Bombeiros de Barcelona chegaram rapidamente", afirmou Isidre López. "Para mim, eles são heróis. A atitude de todas as equipas foi impressionante", acrescentou.

E qual foi o critério para salvar os carros da coleção? "Primeiro tirámos os que estavam à entrada do pavilhão para criar um espaço aberto para que os bombeiros pudessem trabalhar assim que chegassem. Depois retirámos os carros de corrida maiores e depois tirámos o Papamóvel, que estava mesmo à frente do foco do incêndio. Não tendo um telhado, uma pessoa pode facilmente empurrá-lo", recorda.

Isso salvou as 317 unidades históricas da coleção. Desde o Papamóvel, ao primeiro carro de rally oficial de Carlos Sainz, ao penúltimo carro da série 600 e o elétrico Toledo dos Jogos de Barcelona de 1992, este pavilhão guarda os testemunhos da história não só de uma marca, mas de todo um país. Agora, têm outra história com um final feliz para adicionar ao seu legado.

As jóias da coleção histórica da SEAT

  • 1400 (1953): o primeiro SEAT
  • O 1400 Visitas (1953): foi utilizado na inauguração da fábrica da Zona Franca
  • O SEAT 1 Milhão (1969): era um SEAT 124
  • Fórmula 1430 (1971): o modelo de competição mais antigo do edifício
  • O primeiro 127 fabricado (1972): o terceiro modelo mais vendido depois do Ibiza e Leon
  • A penúltima série 600 (1973): o carro que colocou um país sobre rodas
  • Panda Group 2 (1982): o primeiro carro de rally oficial de Carlos Sainz
  • Panda Papamóvel (1982): o carro de João Paulo II em Espanha
  • Ronda (1982): o modelo que salvou a SEAT no Tribunal de la Conpetencia
  • O primeiro Ibiza produzido (1984)
  • Ibiza Cabrio (1986), que nunca foi comercializado
  • Ibiza Bimotor (1986)
  • Toledo para os Jogos Olímpicos de Barcelona (1992): o primeiro elétrico
  • Ibiza Kit Car (1996, 1997 e 1998): tricampeão mundial de ralis na categoria de 2 litros
  • Tango (2001): um concept de dois lugares
  • Leon WTCC Campeão do Mundo (2008 e 2009)
  • IBX (2011): as linhas da futura gama SUV

Notícias Por Etiquetas

A1A2ACAPAcidentealfa romeoAlfa Romeo GiuliaAlgarveAljustrelAmaranteappleArcos de ValdevezAssociação Automóvel de Portugalaston martinauctionaudiAudi A3Audi A4Audi A6Audi e-tronAudi q8Audi Rs4Audi Rs6Autódromo Internacional do AlgarveBarreiroBejabentleybikebikesBMWBMW 2 SeriesBMW 4 SeriesBMW 8 seriesBMW M3BMW M4BMW m5BMW X3BMW X5BMW x7bmw z4bombeirosBragaBrasilBrazilBrexitBugattibuying guideCabrioCaminhaCampeonato de Portugal de KartingCampeonato Nacional de Velocidadecar rentCarlos GhosnCarro elétricocarros usadosCarta de conduçãoCascaisCastelo BrancochinaChryslercitroenclassicclassic carclassicsCoimbraconvertiblecoronavirusCrash Testcrash testsCristiano RonaldoCupraCupra Formentorcustom cardaciaDacia DusterDacia Sanderodieseldiesel scandaldieselgatedrag raceDucatielectricEMELemissionsEspanhaEspinhoEstacionamentoestradasEUEuropaeuropeevFafeFaroFCAFederação de Motociclismo de PortugalFerrariFiatFiat 500Fiat 500eFiat 500XFiat PandafordFord FiestaFord Focusformula 1FranceFrankfurt Motor ShowGenesisGeneva Motor ShowGermanyGNRGondomarGoogleGovernoGuimarãeshondaHonda CivichybridHyundaiHyundai i20Hyundai Santa FeHyundai TucsonISVitaliaItalyJaguarjeepJeep CompassJeep GladiatorJeep WranglerkiaLA Auto ShowLamborghiniLancialand roverLand Rover DefenderLand Rover DiscoveryLeirialexusLisboaLisbonLotusLouléMaçãoMadeiraMaiaMarco de CanavesesMatosinhosmatrículasmazdaMazda CX-5Mazda MiataMcLarenMercado automóvelmercedesMercedes A-classMercedes S-ClassmetroMGminiMini CooperMini CountrymanMini John Cooper WorksMitsubishiMitsubishi OutlanderMontalegreMorganMOTOCROSS E ENDUROmotorcyclemotorsportNew York Auto ShownissanNissan LeafNissan QashqaiOlhãoopelOpel AstraOpel CorsaOpel MokkaOvarPalmelaparcómetrosParedesPenafielPeugeotPeugeot 208Peugeot 508Peugeot 508 SWpickuppolicePonte de LimaPorschePorsche 911Porsche CayennePorsche MacanPorsche TaycanPorsche Taycan Cross TurismoportagensPortimãoPortoPortugalpreçosProdução automóvelPSAPSPradaresRalicrossRamRange RoverRange Rover EvoquerecallrenaultRenault CapturRenault DusterRenault MeganeRenault Zoerent a carrestorationsafetysafety ratingsSafety testsSamsungSanta Maria da FeiraSantaremSão MiguelseatSeat CupraSeat LeonSeat TarracoSergio MarchionneSetubalSintraskodasmartSmart ForTwospainspy shotsStellantissubarusupercarssuvsuzukiSuzuki JimnytaxitechnologyteslaTesla Model 3Tokyo Motor ShowtoyotaToyota AygoToyota Hiluxtoyota supraToyota YarisTroféu BetatrucktuninguberukUnited StatesUSAused car buying guideValençaValongovendasVendas de carrosViana do CasteloVieira do MinhoVila Nova de FamalicãoVila Nova de GaiaVila RealVila VerdeViseuvolkswagenVolkswagen GolfVolkswagen ID.4Volkswagen T-RocvolvoVolvo XC40vwVW CaddyVW golfVW PoloVW T-RocYamaha