A Ford anunciou o lançamento de dez modelos elétricos até final de 2024 e o E-Tourneo Courier é parte integrante dessa ofensiva para a marca alcançar o seu objetivo de disponibilizar até 2035 uma gama de veículos com emissões zero na Europa.
O novo E-Tourneo Courier carateriza-se por apresentar projeções curtas e linhas direitas que reforçam a largura e robustez do visual exterior, enquanto a extremidade dianteira, exclusiva da versão elétrica, possui uma barra de luzes de aspeto futurista, a toda a largura, e uma grelha cromada em forma de diamante com a assinatura Ford.
O MPV compacto elétrico foi projetado para acomodar cinco adultos e respetiva bagagem, sendo o caráter prático sublinhado através de um banco traseiro com rebatimento assimétrico (60-40) e mais 44% de bagageira face à anterior geração do Tourneo Courier.
O habitáculo oferece mais espaço ao nível dos ombros e cabeça, bem como de uma gama de convenientes opções de arrumação, incluindo uma consola central configurável, um compartimento de arrumação oculto e uma bagageira dianteira com 44 litros de capacidade.
Condução com um pedal
O interior do E-Tourneo Courier conta com um sofisticado painel de bordo, que integra um painel de instrumentos totalmente digital e o sistema de infotainment SYNC 4 controlado a partir do grande ecrã tátil de 12 polegadas.
O habitáculo integralmente conectado inclui a integração wireless com Android Auto e Apple CarPlay, bem como uma base para carregamento de telemóvel para manter a conectividade em movimento. As atualizações over-the-air melhoram a funcionalidade ao longo do tempo sem necessidade de recorrer a um concessionário.
A linha motriz compreende um motor elétrico com 100 kW (136 cv), cujo rendimento pode ser otimizado através de um modo de condução One-Pedal Drive, selecionável com um só pedal. O MPV compacto recebe a mais completa gama de avançados sistemas de assistência ao condutor da sua classe, facilitando a utilização diária e as deslocações mais longas, sendo oferecida aos condutores a seleção de um dos modos de condução Normal, Eco e Slippery.
Opções de carregamento
A Ford não revelou a capacidade da bateria, mas adiantou que existem opções de carregamento de 11 kW (CA) e 100 kW (CC), sendo a gestão simplificada, graças a uma solução integral de carregamento doméstico da marca, que inclui uma app e capacidade de programação de forma a beneficiar de tarifas de energia mais baixas, quando disponíveis.
A Ford refere que um carregamento noturno em corrente alterna, de 10 a 100% da capacidade, demora entre cinco e sete horas. O software da Ford e a BlueOval Charge Network – uma das maiores infraestruturas na Europa; com previsão para incluir 500.000 carregadores até 2024 – facilitam igualmente o carregamento público. Num carregador rápido com corrente contínua, os utilizadores podem recuperar 87 km de autonomia em apenas 10 minutos, e carregar de 10 a 80% em menos de 35 minutos sempre que necessitarem de um carregamento rápido fora de casa.
O Ford E-Tourneo Courier vai começar a ser produzido na fábrica de Craiova, na Roménia, a partir do segundo semestre de 2024 juntamente com o novo Puma elétrico.